logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

13º Encontro Nacional ABII marcou a volta dos eventos presenciais da associação

Tempo de Leitura: 5 minutos

O 13º Encontro Nacional ABII marcou a volta dos eventos presenciais da Associação Brasileira de Internet Industrial após dois anos de eventos online, por causa da pandemia. Realizado nos dias 18 e 19 de maio no espaço do FTD Digital Arena, no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, reuniu mais de uma centena de pessoas (sendo que 98 foram credenciadas para assistir as palestras e painéis).

No dia 18 de maio, além da presença de associados da ABII um número significativo de participantes externos estavam na plateia da Arena Digital. Quinze convidados falaram ao público de forma presencial durante os painéis e palestras que faziam parte da programação, além de um representante da ABII que trouxe informações de forma online sobre o IOT World Congress. No dia 19 de maio a programação foi exclusiva para os associados.

Foi a primeira vez a ABII abriu inscrições para o público externo em um encontro nacional. Uma oportunidade de mais empresas e profissionais conhecerem o ecossistema voluntário, colaborativo, de troca de informações, networking e geração de negócios, da associação. Toda a programação do evento estava alinhada a missão da associação, que é de acelerar a indústria 4.0 e a internet industrial das coisas (IIoT) no Brasil.

Enquanto a discussão ocorria no auditório, no piso térreo foi realizada pela primeira vez, a Feira de Soluções. No espaço, nove empresas associadas mostraram seus produtos, tecnologias, inovações e soluções de IIoT e indústria 4.0 (veja mais clicando aqui). No dia 18 também foi realizada a primeira etapa do tradicional Prêmio ABII 2022. Após as inscrições, uma curadoria escolheu 4 cases para se apresentarem no palco de Curitiba e os dois melhores já estão classificados para a final (veja mais clicando aqui).

Nas fotos acima você confere o local do evento; a chegada do público e o credenciamento. Também a abertura oficial do 13º Encontro Nacional ABII, em que o gerente executivo Alexandre D´Angelo convidou Marco Paludo, diretor da Escola Politécnica da PUCPR e Daniel Moraes, diretor da ABII, para darem as boas vindas.

O público também assistiu um vídeo do planetário e conferiu as principais novidades do IOT World Congress, trazidas pelo conselheiro da ABII Claudio Goldbach, de Barcelona. O IOTWC é o maior evento internacional dedicado à transformação da indústria por meio de tecnologias disruptivas e ocorreu entre 10 e 12 de maio.

A primeira fala do dia foi do professor Luis Gonzaga Trabasso, também vice-presidente da associação, com o tema “O futuro é agora: uma reflexão sobre a ABII”. Gonzaga provocou a plateia sobre qual é de fato o diferencial da indústria 4.0. De forma leve, inspirou o público e deu a largada para um dia inteiro de discussões (fotos acima).

O primeiro painel foi organizado pelo GT Negócios (fotos acima) e trouxe para o debate o tema “Jornada da transformação: impactos e desafios no negócio!”. O mediador foi Sidnei Gularte, Fundador e CEO da Selettra; e os convidados foram Alex Kuhnen, Coordenador de Educação 4.0 do Senai/SC; Saulo Blan, Gestor de Projetos de Engenharia da Indústria 4.0 da América do Sul e Central da Renault Group; e Fábio Caramori, Gerente de Inovação e Desenvolvimento de Negócios da Tupy (sentados no palco da esquerda para a direita). Ao final do painel o conselheiro Marcelo Gramigna falou sobre a ações do GT Negócios na ABII.

O segundo painel foi organizado pelo GT Pessoas (fotos acima) e discutiu o tema “Mulheres na Tecnologia”. A mediadora foi Genara Rigotti, da Comunicação da ABII, e as convidadas Natália Cunha, Coordenadora de Engenharia na Embraer; Silvete Budne, Gerente Regional de Vendas da Pepperl+Fuchs; e Cibele Sanches, Multi Especialista em Gestão de Pessoas e Especialista em 4ª Revolução Industrial da Rumo Desenvolvimento Humano (sentadas no palco da esquerda para a direita). Ao final do painel o líder Luiz Carlos Sima falou sobre a ações do GT Pessoas na ABII.

O terceiro painel do dia foi organizado pelo GT Tecnologia (fotos acima) e teve como tema: “Digital Twin: uma experiência prática”.  O grupo contou como o tema foi trabalhado no GT desde o final de 2020 e acabou gerando aprendizados e conteúdos muito ricos, como um vídeo (assista na íntegra clicando aqui) e um artigo (clique aqui e baixe).

A mediadora foi a diretora da ABII, Jordana Arruda e os convidados foram Elyan Correa, Especialista em Desenvolvimento e Integração da TERMICA Solutions; Robson Klug, Product Owner na área de manufatura da TOTVS; Luiz Carlos Sima, Head de Engenharia e Especialista em Digitalização de Processos Térmicos da TERMICA Solutions; e Miguel Vicente, Gerente de Produtos da Pepperl+Fuchs (sentados da esquerda para a direita). Ao final, o grupo reforçou as ações do GT e chamou mais pessoas para fazerem parte!

No início da tarde ocorreu o painel sobre “Impactos da tecnologia 5G na indústria”, que teve dois convidados externos: Paulo Tavares, Diretor para 5G da Accenture; e Alberto Rodrigues, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Nokia; com mediação do diretor da ABII Daniel Moraes (nas fotos, sentados da esquerda para a direita).

Logo depois, o diretor de cibersegurança da ISA Brasil Felipe Costa, fez uma palestra sobre “Panorama da cibersegurança industrial no Brasil” (fotos acima). E ainda durante a tarde ocorreu a apresentação dos cases inscritos na primeira etapa do Prêmio ABII 2022 (veja fotos e informações dos cases, clicando aqui).

Antes do encerramento, as 15 empresas que se associaram desde o último encontro presencial foram convidadas a ir ao palco e tiveram a oportunidade de falar sobre a área que atuam e porque resolveram participar do ecossistema da ABII. Representantes de 6 empresas, que estavam presentes, falaram por alguns minutos (nas fotos acima, os representantes das empresas AGPR5, Dexco, Festo, Hedro, SMC e Tupy).

No dia 19 de maio a programação foi exclusiva para os associados da ABII. O dia começou com um longo bate-papo com o conselheiro da ABII Claudio Goldbach. Diretamente de Barcelona, ele detalhou as tendências que viu durante IOT World Congress e os associados puderam fazer perguntas e interagir.

Os resultados do ABII Hour também foram apresentados pelos GTs Negócios, Tecnologia e Pessoas. O ABII Hour é uma ação integrada dos GTs da ABII que busca resolver problemas reais de transformação digital na indústria. Os encontros tiveram início em 9 de fevereiro. O primeiro desafio foi apresentado pela empresa associada Tupy. A dinâmica foi simples: a empresa apresentou o desafio real, que foi analisado a partir dos pilares Negócios, Tecnologia e Pessoas. E no final da jornada, a empresa está recebendo um documento onde estão registrados todos os apontamentos da discussão.

Ainda durante a manhã, cada GT fez uma reunião para discutir novas ações para o ano 2022 e identificar novos líderes, que vão passar a compor os grupos. Em breve a ABII irá anunciar oficialmente os novos nomes e também as atividades definidas. Após a reunião as informações foram compartilhadas com os associados. A última atividade do 13º Encontro Nacional ABII foi uma visita ao Hotmilk da PUCPR. O propósito do Hotmilk é fortalecer, desenvolver e promover inovação, empreendedorismo e tecnologia para empresas, startups e para a sociedade.

Cases da Tupy e MPK são finalistas do Prêmio ABII 2022

Feira de Soluções da ABII mostrou tecnologias e gerou negócios

Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin