logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

ABII apoia disputa de inovação entre estudantes do Senai em SC

Tempo de Leitura: 2 minutos

Estudantes de aprendizagem industrial em todo o estado participam, nesta semana, da fase catarinense do Grand Prix Senai de Inovação, no qual os competidores são instigados a apresentar resolução de desafios para demandas reais da indústria. A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) apoia a inciativa e participa na mentoria dos projetos e com uma cadeira no time de jurados.

Evandro Eckile Rodrigues, líder do GT Negócios da ABII e CEO I3C Soluções; Ricardo Alexandre Diogo, professor da PUCPR; e Philipi Torres, head de TI da TERMICA Solutions – todas empresas associadas da ABII – estão no time da mentoria. E Claudio Henrique Goldbach, diretor da associação e CEO da TERMICA vai representar a entidade no time de jurados.

O tema em 2021 é Gestão Visual Andon 4.0, que foi proposto pela Tupy, apoiadora desta edição e também empresa associada da ABII. No total, estão inscritos 825 alunos, que representam 34 escolas do Senai em Santa Catarina. As 165 equipes passaram os três primeiros dias analisando e buscando soluções. Nesta quinta-feira, produzem um protótipo e o pitch, um vídeo sintético em que defendem sua proposta. O resultado final será anunciado na sexta-feira, às 19 horas, no evento de premiação. Tudo de forma online.

O título do tema é uma referência ao modelo de gestão visual oriundo do Japão. Um exemplo convencional de Andon é a colocação de lâmpadas coloridas nas máquinas em uma linha de produção, de maneira que cada cor identifique um status daquele equipamento, podendo apontar situações de operação normal, pane, entre outras. No desafio, os estudantes não precisam se ater a algum modelo pré-existente. Até mesmo alunos de moda, por exemplo, podem sugerir alternativas em uniformes dos operadores, pois se trata de um evento de inovação aberta.

O tema indústria 4.0 é o foco da atuação da ABII, cuja missão é promover o crescimento acelerado da Internet Industrial por meio da coordenação de um ecossistema criador de iniciativas voltadas à integração, controle e conexão segura entre máquinas, sistemas, processos e pessoas por meio de arquiteturas comuns e padrões abertos.

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial IoT Consortium). Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (empresa detentora da marca Embraco) uniram-se para fundar a ABII, há cinco anos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin