Estudantes de aprendizagem industrial em todo o estado participam, nesta semana, da fase catarinense do Grand Prix Senai de Inovação, no qual os competidores são instigados a apresentar resolução de desafios para demandas reais da indústria. A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) apoia a inciativa e participa na mentoria dos projetos e com uma cadeira no time de jurados.
Evandro Eckile Rodrigues, líder do GT Negócios da ABII e CEO I3C Soluções; Ricardo Alexandre Diogo, professor da PUCPR; e Philipi Torres, head de TI da TERMICA Solutions – todas empresas associadas da ABII – estão no time da mentoria. E Claudio Henrique Goldbach, diretor da associação e CEO da TERMICA vai representar a entidade no time de jurados.
O tema em 2021 é Gestão Visual Andon 4.0, que foi proposto pela Tupy, apoiadora desta edição e também empresa associada da ABII. No total, estão inscritos 825 alunos, que representam 34 escolas do Senai em Santa Catarina. As 165 equipes passaram os três primeiros dias analisando e buscando soluções. Nesta quinta-feira, produzem um protótipo e o pitch, um vídeo sintético em que defendem sua proposta. O resultado final será anunciado na sexta-feira, às 19 horas, no evento de premiação. Tudo de forma online.
O tema indústria 4.0 é o foco da atuação da ABII, cuja missão é promover o crescimento acelerado da Internet Industrial por meio da coordenação de um ecossistema criador de iniciativas voltadas à integração, controle e conexão segura entre máquinas, sistemas, processos e pessoas por meio de arquiteturas comuns e padrões abertos.
Sobre a ABII
A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial IoT Consortium). Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (empresa detentora da marca Embraco) uniram-se para fundar a ABII, há cinco anos.