logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

ABII apoia segunda edição do programa Industry4Her da VDI-Brasil

Tempo de Leitura: 3 minutos

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) é uma das apoiadoras da segunda edição do programa Industry4Her – Liderança feminina no futuro digital”, organizado pela Associação de Engenheiros Brasil Alemanha (VDI-Brasil). A iniciativa reúne engenheiras motivadas com o objetivo de ampliar o número de mulheres que lideram a evolução na indústria 4.0 no País. O programa cria uma plataforma de interação, mentorias, capacitações, programas motivacionais e atividades para ampliar o networking das participantes.

A VDI utilizou tanto sua expertise no tema indústria 4.0 – sendo uma das instituições que participou ativamente da criação e desenvolvimento do conceito na Alemanha – como também das suas conexões nacionais e internacionais com organizações líderes na transformação digital. O programa tem como objetivo disseminar os impactos e mudanças que a indústria 4.0 vem trazendo não só para o setor industrial, mas também para os setores em geral.

Para a VDI-Brasil o aumento da representação feminina na indústria 4.0 é um tema prioritário e seu resultado depende essencialmente da capacidade de superar restrições à diversidade de ideias e pessoas. Na primeira edição do programa Industry4Her, lançado em maio de 2020, foram registradas mais de 450 candidaturas, dentre as quais 24 engenheiras foram selecionadas com base em sua motivação de contribuir para maior representatividade de mulheres na indústria.

A segunda edição do Industry4Her terá início em 8 de março (Dia Internacional da Mulher) em formato 100% digital com os módulos técnicos. As empresas que desejarem investir no projeto farão a aquisição de 1 cota que contempla 2 vagas. Uma das vagas é preenchida com uma engenheira da própria empresa, com foco em capacitação interna. A segunda vaga é patrocinada pela empresa e será preenchida após uma seleção entre as mais de 450 candidatas já selecionadas em 2020 (reunindo engenheiras que precisam de apoio para recolocação no mercado ou para o início de suas carreiras). Participarão do programa engenheiras em diferentes momentos de carreira, promovendo uma troca de experiências baseada na diversidade de backgrounds.

Ao final do programa de treinamento ocorre uma série de webinars com mulheres que alcançaram o topo de empresas de destaque, compartilhando suas experiências, conquistas, dificuldades e realizações ao longo de suas carreiras inspiradoras. Os episódios da série são transmitidos ao vivo pelo canal da VDI-Brasil no Youtube e abertos ao público.

Sua empresa ficou interessada? Escreva para o e-mail do diretor executivo da VDI-Brasil e conheça mais detalhes do programa: joao.stedile@vdibrasil.com.br

Confira o depoimento de quem já participou

“É difícil encontrar palavras para descrever minha participação na primeira versão do Indsutry4Her. Foi muito além de um programa que visa capacitar mulheres para a liderança da transformação digital. Foi sobre me descobrir como mulher, descobrir minha força feminina, minha coragem de ser vulnerável e encontrar meu propósito. Foi sobre a minha própria jornada. Foi o conhecer pessoas semelhantes e diferentes e me sentir acolhida por todas elas. Foi o me sentir inspirada todos os dias. Pela menina mais nova que está só começando e já traz uma grande coragem em si, uma vontade de transformar. Pela mulher experiente que chegou onde sonhamos chegar e só pensa em trazer mais mulheres consigo. Pela mãe, não mãe, esposa, solteira, branca, preta, líder, não líder, todas com muito a me ensinar. Nós rimos, choramos, nos encantamos, nos apoiamos, aprendemos, ensinamos. Descobrimos que não se trata de nós. Se trata de todos os homens e mulheres que querem construir a melhor versão de si, lutar por suas ambições, seus espaços e garantir os espaços dos demais. Quanto a minha própria jornada, eu estou apenas começando, e sigo mudando meu olhar”, conta Jordana Carvalho Arruda, Customer Success da Pollux e líder do Grupo de Trabalho (GT) de Tecnologia da ABII.

Confira vídeo das participantes da 1ª edição do Industry4Her

 

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (empresa detentora da marca Embraco) uniram-se para fundar a ABII.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin