logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

ABII elege nova diretoria para o biênio e cria conselho consultivo

Tempo de Leitura: 3 minutos

A  ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial elegeu nova diretoria para o próximo biênio, até abril de 2024, em assembleia virtual na noite deste dia 25 de abril. Seguindo todas as etapas legais, houve a troca de dois diretores, definição de nomes para o conselho fiscal, e criação de um conselho consultivo para a entidade.

O conselho consultivo, inicialmente, contará com a participação de dois ex-diretores Claudio Goldbach (Termica Solutions) e Marcelo Gustavo Gramigna Rodrigues (TOTVS). Nos próximos meses sua composição final e regras de participação serão definidas e apresentadas aos associados. O objetivo foi dar início a um processo de renovação da diretoria da ABII e ao mesmo tempo ter um conselho experiente que possa ser acionado e dar suporte para o crescimento e fortalecimento da associação.

“Após dois anos inesperados e desafiadores, que mexeram com a vida de todos nós e mudaram o mundo não resta dúvida quanto à importância ainda maior dos conceitos ligados à indústria 4.0 e IIoT. Este novo caminho exige, por parte das empresas, uma priorização estratégica. Cabe a todos nós, membros da ABII, o papel de colaborar com essas equipes para que tenham o correto entendimento dos três elementos chave na construção de uma operação bem-sucedida: pessoas, tecnologia e modelos de negócio”, destacou o presidente José Rizzo, agradecendo a participação de todos na assembleia e convidando os associados a participarem da retomada dos encontros nacionais da ABII, em maio na cidade de Curitiba.

13º Encontro Nacional ABII está com inscrições abertas

Confira como ficou a composição da diretoria e conselho fiscal:

Diretoria

  • José Rizzo Hahn Filho (Pollux Part of Accenture) – Presidente
  • Luís Gonzaga Trabasso (Senai/SC) – Vice-presidente
  • Daniel Marques de Moraes (Tupy) – Diretor
  • Jordana Arruda (Pollux Part of Accenture) – Diretora
  • Evandro Eckile Rodrigues (I3C Soluções) – Diretor
  • Luiz Willibaldo Jung (Moore) – Diretor Administrativo e Financeiro
  • Rafael Bello Zimath (Silva, Santana & Teston Advogados) – Diretor Jurídico

Conselho Fiscal

  • Jeferson Alfredo Moreira Martins (TOTVS)
  • Ariel Paulo Rezende (Senai/SC)

Confira na íntegra a mensagem do presidente aos associados

Caros associados da ABII,

Após dois anos inesperados e desafiadores, que mexeram com a vida de todos nós e mudaram o Mundo definitivamente, convido-os a olharmos para o que vem pela frente.

Esta nova realidade em que vivemos criou um perfil de consumidor diferente, que trabalha ao menos parcialmente de casa e que tem novos hábitos, hobbies e exigências. As pessoas passaram a buscar mais qualidade de vida, menos tempo no trânsito, produtos e serviços personalizados e se tornaram mais seletivas no que diz respeito à atividade profissional a ser exercida.

Neste novo cenário, abundam oportunidades e enormes desafios para todos os negócios. Aqueles que mais rapidamente se adaptarem a esta realidade se sairão melhor e certamente construirão um futuro promissor.

Na lista de desafios estão a escassez de profissionais especializados para acelerar a transformação necessária e também de pessoas dispostas a seguir realizando atividades pesadas e repetitivas em um ambiente de fábrica. Na América do Norte e Europa, este último problema se agravou imensamente, requerendo a automação de diversos processos em tempo recorde.

A logística global também sofreu um enorme desarranjo, criando sérios problemas de fornecimento do ponto de custo e prazos, paralisando setores de manufatura globalmente. Este fenômeno deu força ao conceito de reshoring, ou seja, reposicionamento das fábricas em proximidade aos mercados consumidores.

Somam-se a este quadro os problemas de sustentabilidade e de instabilidade política e econômica que observamos em diversas regiões. Não está fácil para ninguém!

Diante do exposto acima, não resta a menor dúvida quanto à importância ainda maior dos conceitos ligados à Indústria 4.0 e IIoT. Este novo caminho exige, por parte das empresas, uma priorização estratégica que tenha este novo consumidor como foco. E uma equipe dedicada a traçar o plano para atendê-lo de forma mais eficiente, customizada e direta.

Cabe a todos nós, membros da ABII, o papel de colaborar com essas equipes para que tenham o correto entendimento dos três elementos chave na construção de uma operação bem-sucedida: pessoas, tecnologia e modelos de negócio.

Com o abrandamento da pandemia e a possibilidade real de reunir novamente as pessoas, teremos em 2022 o retorno daquele que sempre foi nosso maior momento entre associados e comunidade em geral, o Encontro Nacional. Iremos nos empenhar para reviver o sucesso desses eventos, começando em maio em Curitiba.

Não nos faltarão temas relevantes: Gêmeo Digital, robótica autônoma, 5G, IA, manufatura aditiva, segurança cibernética, para ficar apenas com alguns desses.

Que todos tenhamos um ano de reencontros e retomadas e que a ABII siga cumprindo seu papel com a força de seus voluntários e a competência dos profissionais brasileiros.

Forte abraço,

José Rizzo Hahn Filho, presidente da ABII

Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin