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Como promover produtividade num mundo em transformação?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Investir na qualificação e aumento da produtividade das pessoas é fundamental para que uma empresa cresça e aumente sua receita. Afinal, para ela abraçar novas demandas do mercado, seus profissionais precisam ser produtivos e entregar os serviços/produtos no prazo certo, sem deixar de ignorar os trabalhos já existentes de outros clientes

No entanto, por mais surpreendente que isso seja, um terço dos cortes de empregos registrados no Brasil em março de 2022 foram voluntários. Ou seja, cerca de 600 mil pessoas simplesmente pediram demissão mesmo em meio a uma realidade que registra um desemprego que atinge mais de 12 milhões de brasileiros.

Diante desse fenômeno, fica evidente o poder dos profissionais sobre as organizações. Então, como mantê-los produtivos? Para responder a esta e outras questões, exploramos a Pesquisa Global Hopes and Fears 2022 (Pesquisa Global Esperanças e Medos da Força de Trabalho), da PwC.

Acompanhe!

Um mercado de trabalho em transformação digital e mais exigente

É comum ver vários filmes caracterizando a Revolução Industrial como uma época tensa para muitos trabalhadores. Por exemplo, passando uma imagem de uma grande fila de pessoas buscando uma oportunidade de trabalho. Além de representar isso, as imagens carregam outro significado: funcionários que podiam ser substituídos rapidamente por outros na fila.

Contudo, o mercado mudou e está exigindo mais das empresas e dos candidatos a uma oportunidade de trabalho. Nesse sentido, a Pesquisa Global Hopes and Fears trouxe uma revelação importante: os funcionários também têm voz, direitos e desejos, e as organizações precisam observar isso para retê-los e mantê-los produtivos.

Portanto, atualmente não é possível simplesmente trocar um profissional especializado e qualificado por outro como ocorria durante a Revolução Industrial. Afinal, esse é um caminho que pode não apenas atrasar o crescimento de uma organização, mas também causar prejuízo financeiro e instabilidade no ambiente de trabalho.

O que querem os profissionais?

A Pesquisa Global Hopes and Fears foi realizada com mais de 50 mil profissionais espalhados por 44 países, incluindo o Brasil. Entender o que pensam/querem os profissionais a respeito de sua carreira é essencial para que uma empresa promova as mudanças necessárias a fim de garantir sua retenção e produtividade, além de seu rápido crescimento no mercado. Abaixo, apontamos os principais destaques:

Aumento de salário

Do total de profissionais que fizeram parte da pesquisa, 71% disseram que ter um bom salário é o principal motivador para valorização de sua carreira, satisfação e retenção. Inclusive, também afirmaram que este é um dos principais motivos pelos quais muitos pedem demissão para procurar oportunidades de trabalho melhores.

Vale ressaltar que a pressão por melhores salários é maior no mercado de trabalho voltado para tecnologia. Isso ocorre porque, segundo a Pesquisa Global Hopes and Fears, há uma grande demanda do mercado por profissionais com formação em setores ligados à transformação digital, mas poucos possuem boa qualificação, sendo isso que os tornam empoderados.

A escassez de competências tecnológicas apurada no Brasil é de 52% na indústria de tecnologia, mídia e telecomunicações. Isso em comparação com o resto do mundo, como China (18%), França (18%), Suécia (16%) e Coreia do Sul (16%). Esse cenário faz com que os poucos profissionais brasileiros qualificados na área sejam mais exigentes.

Ter uma posição gratificante

Ainda que ter um bom salário seja o principal motivador para mudar de emprego ou se tornar um profissional mais produtivo, vale destacar que a Pesquisa Global Hopes and Fears mostrou que 69% dos profissionais afirmaram que ter uma boa posição ou posto de trabalho também influenciam em sua decisão de procurar um novo trabalho.

Assim, ter um bom salário é apenas um dos fatores observados pelos profissionais. Eles também querem ter uma posição gratificante no ambiente de trabalho, como ter um cargo de gestão ou chefia.

Manter a autenticidade no ambiente de trabalho

É fato que muitas empresas investem fortemente em seu clima organizacional para garantir que seus profissionais estejam alinhados com seus objetivos estratégicos de crescimento. O problema é que se isso não for bem planejado e pensado, pode gerar um efeito capaz de apagar a individualidade dos profissionais.

A esse respeito, a Pesquisa Global Hopes and Fears destacou que 66% dos profissionais desejam ser o que são realmente no ambiente de trabalho. Isso pode significar que o que eles buscam é ter autonomia para poder, com base nos valores e princípios da organização, tomar decisões tendo como referência sua experiência e qualificação profissional.

Na visão de Bob Moritz, presidente global da Pesquisa Global Hopes and Fears, “os trabalhadores não estão apenas procurando por uma remuneração decente. Eles querem mais controle sobre como trabalham e mais significado em relação ao que fazem”.

 

Como uma empresa pode manter a produtividade de pessoas ou profissionais?

Ouvir os profissionais da sua empresa é o primeiro passo para mantê-los produtivos e retê-los, o que pode acelerar seu crescimento no mercado. Só assim as organizações podem reunir informações sobre a satisfação de seus colaboradores e trabalhar para desenvolver ações que os motivem a alcançar os melhores resultados todos os dias, como investir em novas tecnologias.

Nesse sentido, a Pesquisa Global Hopes and Fears mostrou que as organizações brasileiras estão investindo nas pessoas, mas não de forma suficiente, o que pode gerar pedidos de demissão e o atraso do seu crescimento. Veja:

  • Somente 27% das empresas brasileiras estão investindo na capacitação e valorização dos seus profissionais;
  • 32% estão investindo em tecnologias para aprimorar a realização do trabalho, o que pode ser favorável para sua transformação digital;
  • Só 33% oferecem apoio ao bem-estar dos colaboradores.

Diante disso, fica evidente em quais ações uma empresa necessita investir para manter sua equipe de trabalho produtiva. Contudo, se ainda tem dúvida, veja quais são elas:

  • Curso de capacitação e qualificação da força de trabalho;
  • Investir em novas tecnologias para melhorar os resultados da empresa diante da transformação digital;
  • Oferecer benefícios que valorizem os colaboradores, como um bom plano de carreira, vale-alimentação, vale-refeição, tecnologias que otimizem a realização do trabalho, entre outros.

Como vimos, compreender as necessidades dos colaboradores pode ajudar os líderes de sua empresa a inspirá-los, explorar sua força interior e alcançar seus objetivos mais ousados. O melhor é que, ao conquistar isso, sua organização pode aproveitar diversos benefícios. A satisfação do colaborador, transformação digital efetiva, retenção de talentos e rápido crescimento são alguns.

Aqui, na ABII, o tema Pessoas é um dos pilares, tanto que contamos com um Grupo de Trabalho Pessoas, voltado este ano a discussões sobre a questão da capacitação e retenção de talentos neste mundo da indústria 4.0, da transformação digital.

Continue visitando nosso blog! Estamos sempre publicando artigos que podem enriquecer seus conhecimentos sobre o universo da tecnologia.

Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Coordena um ecossistema com provedores, usuários e especialistas em tecnologia e instituições de ensino. Num ambiente colaborativo reúne empresas protagonistas do mercado e é referência no movimento de transformação digital. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios.

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