Hedro, Omron, Selettra, I3C, Tupy e Erzinger são as empresas que tiveram seus cases selecionados na primeira etapa do Prêmio ABII 2021, realizado pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e reconhecido nacionalmente por destacar projetos que desenvolvem ou utilizam as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. O prêmio está alinhado a missão da associação, que é de acelerar a indústria 4.0 e a internet industrial das coisas no Brasil.
“Parabenizamos as empresas que inscreveram seu cases apoiando o Brasil na aceleração da adoção da indústria 4.0. É fantástico estar envolvido e verificar os excelentes projetos e soluções construídas e os ganhos apresentados. O propósito da ABII é justamente fomentar e divulgar todo o potencial que estes avanços trazem na produtividade e nos investimentos no País” destaca o diretor da ABII, Marcelo Gramigna, que ao lado do presidente da entidade, José Rizzo Hahn Filho; e do vice-presidente, Luís Gonzaga Trabasso; irá compor o time de jurados desta 1ª rodada.
✅Conheça a história do prêmio ABII
As apresentações dos seis cases selecionados ocorre em live no dia 4 de agosto, às 17 horas, com transmissão nos canais do YouTube e LinkedIn da ABII e com participação gratuita de quem tiver interesse. Neste dia, o júri irá definir três cases para a grande final do Prêmio no dia no dia 27 de outubro.
“O Prêmio ABII vem a cada ano se consolidando e se firmando como referência em cases que mostram como a transformação digital vem mudando os negócios e gerando novas oportunidades. Nesta live teremos seis grandes exemplos. As experiências destas empresas podem inspirar novas oportunidades também para o seu negócio”, destaca Fabrício Petrassem Sousa, líder do GT Negócios, que irá conduzir as apresentações na live.
Abaixo, neste post, você confere ainda os resumos dos cases selecionados; um pouco mais sobre quem são os jurados; o cronograma completo (lembrando que uma segunda rodada de inscrições para o Prêmio ABII 2021 será aberta no dia 4 de agosto); as regras na íntegra com todos os critérios de avaliação e sistema de pontuação. Os resumos estão publicados na ordem em que vão ocorrer as apresentações na live de 4 de agosto. Para isso, foi realizado um sorteio pelo GT Negócios. Confira:
Empresa: Hedro
Case: “Predição de falhas no processo de laminação com monitoramento de dados em tempo real”
Empresa: Omron
Case: “PoC Móvel”
– Soluções para Painéis;
– Soluções em Controle e Movimentação;
– PC Industrial e Rastreabilidade;
– Segurança (NR12); e
– Robôs Colaborativos.
Empresa: Selettra
Case: “IOT na robótica móvel como serviço”
Empresa: I3C
Case: “Soluções aplicadas na Transformação Digital de uma Industria de Alimentos”
Empresa: Tupy
Case: “Transformação Digital”
– Rastreabilidade digital: onde dados e informações do processo de manufatura e dos produtos são coletadas, armazenadas e tratadas, permitindo ganhos de produtividade e qualidade na cadeia produtiva da Tupy;
– SiMon: Sistema de Monitoramento Online que suporta as decisões estratégicas do time de manutenção, na tomada de ação preventiva e corretiva, com foco na elevada disponibilidade dos nossos ativos.
O primeiro case está conectado com os conceitos de TI Industrial e o segundo case é suportado por conhecimentos de automação e manutenção, exemplos que reforçam o nível de colaboração digital entre as diversas áreas da empresa, sinergia tão necessária para permitir a adoção das tecnologias habilitadoras de forma consistente. Esperamos que o case de Transformação Digital da Tupy ajude outras organizações a definirem suas estratégias e caminhos da Transformação Digital, pois temos ciência que o movimento da Tupy é comum ao de outras indústrias brasileiras, em especial as que possuem parques industriais que surgiram durante a indústria 2.0 ou 3.0, os quais precisam construir essa jornada de modernização rumo a adoção da indústria 4.0 com agilidade e efetividade.
Empresa: Erzinger
Case: “Solução em linha contínua de pré-tratamento e pintura com realidade aumentada”
Quem serão os jurados da primeira rodada do Prêmio ABII
-
José Rizzo Hahn Filho, presidente da ABII e diretor da Pollux Part of Accenture
-
Luís Gonzaga Trabasso, vice-presidente da ABII e pesquisador chefe do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser de Joinville e professor da divisão de engenharia mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
-
Marcelo Gramigna, diretor da ABII e Product Manager do segmento manufatura da TOTVS
Cronograma das próximas etapas do Prêmio ABII 2021
1ª Rodada
-
4/8 (17 horas): Apresentação dos 6 cases classificados da 1ª rodada, ao vivo, em live promovida nos canais do YouTube e LinkedIn. Definição de 3 cases finalistas por júri interno com divulgação ao final da live, após os votos serem computados.
2ª Rodada
-
4/8: Abertura das inscrições para a 2ª rodada.
-
3/9 (17 horas): Encerramento das inscrições para a 2ª rodada.
-
6/9 a 17/9: Período em que a curadoria fará avaliação dos cases inscritos e definirá 6 classificados da 2ª rodada.
-
20/9 a 24/9: Período em que a ABII fará a divulgação oficial dos 6 cases classificados da 2ª rodada no site e redes sociais da entidade.
-
29/9 (17 horas): Apresentação dos 6 cases classificados da 2ª rodada, ao vivo, em live promovida nos canais do YouTube e LinkedIn. Definição de 3 cases finalistas por júri interno com divulgação ao final da live, após os votos serem computados.
Final
-
22/10: Prazo para que os 6 cases finalistas do Prêmio ABII 2021 revisem e ajustem o material para a apresentação final.
-
27/10 (17 horas): Apresentação final dos 6 cases finalistas do Prêmio ABII 2021, ao vivo, em live promovida nos canais do YouTube e LinkedIn. O vencedor será escolhido por júri externo com divulgação ao final da live, após os votos serem computados.
Confira todas as regras na íntegra
-
A inscrição ao Prêmio ABII 2021 será aberta a toda comunidade, não se limitando apenas aos associados ABII. Todas as empresas que fornecem soluções ou estão sendo transformadas pela indústria 4.0, poderão inscrever um ou mais cases.
-
Se o case for inscrito entre 9/6 e 9/7, automaticamente participará da 1ª rodada do Prêmio ABII 2021, conforme cronograma. Se o case for inscrito entre 4/8 e 3/9, automaticamente participará da 2ª rodada do Prêmio ABII 2021, também conforme cronograma.
-
A apresentação dos cases deverá conter informações institucionais da empresa limitadas a 1 slide e o conteúdo no máximo em 9 slides, sendo que o conteúdo total não poderá ultrapassar 10 slides.
-
O case deverá ser enviado diretamente no formulário de inscrição em formato PDF, seguindo o cronograma de cada etapa. É permitida a inclusão de vídeo que ilustre o case, desde que esteja embedado na apresentação ou em link específico na apresentação.
-
Não será permitida qualquer alteração na apresentação do case após o envio da inscrição para 1ª ou 2ª rodada do Prêmio ABII 2021. Apenas os cases selecionados para a grande final poderão fazer ajustes.
-
No dia da apresentação (conforme cronograma), cada empresa terá 7 minutos para apresentar seu case, e mais 3 minutos para responder perguntas da comissão julgadora, se aplicável, totalizando o máximo 10 minutos.
-
Ao fim dos 7 minutos, a apresentação será interrompida pela organização, caso ainda não tenha sido finalizada pela empresa.
-
A ordem de apresentação será sorteada antecipadamente e informada aos participantes.
-
O não comparecimento de nenhum representante da empresa para a apresentação do case no momento da apresentação, o desclassificará automaticamente.
-
A curadoria do conteúdo e avaliação dos cases selecionados para demonstração na 1ª e 2ª rodadas do Prêmio ABII 2021, nos dias 04/08 e 29/09, serão realizadas por diretores da ABII e líderes dos GTs (Negócios, Tecnologia e Pessoas) da ABII e, eventualmente, convidados externos. Os nomes que integram a curadoria serão amplamente divulgados durante cada etapa.
-
O júri interno, que irá escolher os 3 cases finalistas da 1ª rodada do Prêmio ABII 2021 e os 3 cases finalistas da 2ª rodada do Prêmio ABII 2021 será composto por diretores da ABII e líderes dos GTs (Negócios, Tecnologia e Pessoas) da ABII e, eventualmente, convidados externos. Os nomes que integram o júri interno de cada etapa serão amplamente divulgados, antes da realização dos eventos de 04/08 e 29/09.
-
O evento final, com a escolha do grande vencedor do Prêmio ABII 2021, acontecerá no dia 27/10 e contará com a apresentação dos 6 cases finalistas, selecionados nas etapas anteriores (1ª e 2ª rodadas). Ou seja, 3 cases no evento do dia 04/08 e 3 cases no evento do dia 29/09.
-
No evento final haverá uma comissão avaliadora composta somente por jurados externos, não relacionados diretamente à ABII. Os nomes que integram o júri externo serão amplamente divulgados, antes da realização do evento.
-
Os seis cases finalistas poderão revisar o material final da apresentação, que deverá ser enviado até o dia 22/10. Após essa data, não será mais possível ajustar o conteúdo.
Sistema de pontuação
-
De 1 a 5 para cada critério, considerando 1 “pouco aplicado” e 5 “amplamente aplicado”.
-
Desempate: o critério de desempate será a maior média dos jurados para o critério 1. Em caso de novo empate, o critério adotado será o 2, e assim sucessivamente, na ordem dos critérios estabelecidos acima. Permanecendo o empate, será realizado sorteio.
Critérios de avaliação
-
Facilidade de aplicabilidade no mercado;
-
Se gerou novo negócio para empresa ou mercado;
-
Quantidade tecnologias impulsionadoras para a indústria 4.0 utilizadas;
-
Pilares da IIoT ou indústria 4.0 atendidos;
-
Amplitude de atendimento para empresa ou sociedade;
-
Escalabilidade;
-
Clara definição do problema vigente que precisa ser ou foi resolvido;
-
Indicadores de resultado, como foi validada a solução, quais os resultados mensurados e ganhos competitivos;
-
Case aplicado no Brasil ou desenvolvido por unidade do Brasil;
-
Grau de inovação.
Sobre a ABII
A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (empresa detentora da marca Embraco) uniram-se para fundar a ABII.
Continue acompanhando os avanços da transformação digital e a indústria 4.0 no Brasil. Siga o blog da ABII e fique por dentro das novidades! Se preferir, associe-se e participe dessa história.