A ABII – Associação Brasileira da Internet Industrial, apresentou no 3º Encontro Nacional, que aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro no Rio de Janeiro, os primeiros testbeds selecionados para serem executados.
O programa de testbeds foi lançado em agosto com o objetivo de apresentar experimentos controlados, nos quais soluções de Internet Industrial são desenvolvidas e testadas em um ambiente que simula condições do mundo real.
Estes experimentos exploram o uso de tecnologias e são utilizados para comprovar de forma prática a viabilidade técnica e econômica de produtos e serviços inovadores, potencialmente disruptivos.
A submissão de propostas de testbeds ocorreu exclusivamente pelo site da ABII e foi aberta para instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e para o público em geral.
Foram inscritas 14 propostas e destas, 8 foram selecionadas. As propostas enviadas foram analisadas e selecionadas pelos especialistas que compõem os Grupos de Trabalho da ABII. Considerando uma série de critérios que passa por grau de inovação, impacto e potencial de aplicação em larga escala. As sugestões vieram de diversos setores, incluindo manufatura, agronegócio, saúde, transportes, energia e cidades. Foram selecionadas as propostas:
- Manutenção preditiva para máquinas
- Logística integrada – efeito chicote
- Desenvolvimento do monitoramento de cultivos – agronegócios
- Perda de água na distribuição municipal
- Integração do transporte coletivo
- Sincronização e auto-regularização dos semáforos
- Estacionamento público inteligente
- Coleta seletiva inteligente
Dois testbeds já estão em execução, um do segmento de agronegócio e outro sobre cidades. O início da execução dos projetos está planejado para dezembro de 2017. Mais informações sobre o assunto pelo e-mail contato@abii.com.br