logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

ABII seleciona os primeiros testbeds voltado para inovações

Tempo de Leitura: 2 minutos

A ABII – Associação Brasileira da Internet Industrial, apresentou no 3º Encontro Nacional, que aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro no Rio de Janeiro, os primeiros testbeds selecionados para serem executados.

O programa de testbeds foi lançado em agosto com o objetivo de apresentar experimentos controlados, nos quais soluções de Internet Industrial são desenvolvidas e testadas em um ambiente que simula condições do mundo real.

Estes experimentos exploram o uso de tecnologias e são utilizados para comprovar de forma prática a viabilidade técnica e econômica de produtos e serviços inovadores, potencialmente disruptivos.

A submissão de propostas de testbeds ocorreu exclusivamente pelo site da ABII e foi aberta para instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e para o público em geral.

Foram inscritas 14 propostas e destas, 8 foram selecionadas. As propostas enviadas foram analisadas e selecionadas pelos especialistas que compõem os Grupos de Trabalho da ABII. Considerando uma série de critérios que passa por grau de inovação, impacto e potencial de aplicação em larga escala. As sugestões vieram de diversos setores, incluindo manufatura, agronegócio, saúde, transportes, energia e cidades. Foram selecionadas as propostas:

  • Manutenção preditiva para máquinas
  • Logística integrada – efeito chicote
  • Desenvolvimento do monitoramento de cultivos – agronegócios
  • Perda de água na distribuição municipal
  • Integração do transporte coletivo
  • Sincronização e auto-regularização dos semáforos
  • Estacionamento público inteligente
  • Coleta seletiva inteligente

Dois testbeds já estão em execução, um do segmento de agronegócio e outro sobre cidades. O início da execução dos projetos está planejado para dezembro de 2017. Mais informações sobre o assunto pelo e-mail contato@abii.com.br

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin