A Internet das Coisas Industriais (IIoT), conhecida também como internet industrial, é a união do mundo digital ao do mundo das fábricas. A internet industrial faz a conexão entre “coisas”: máquinas inteligentes e análises avançadas à pessoas de qualquer lugar – e a qualquer momento – a fim de gerar mais produtividade, qualidade e decisões assertivas.
A tecnologia ajuda o setor industrial a ser mais produtivo, por meio de colaboração entre mentes e máquinas muda a maneira como trabalhamos criando novas oportunidades e permitindo ganhos de eficiência. Já é possível contar com máquinas capazes de enxergar, ouvir e enviar dados em tempo real pela internet.
A tecnologia aplicada na indústria viabiliza o monitoramento e análises avançadas das máquinas, o que evita cada vez mais os desperdícios de recursos, graças à redução do preço e tamanho de sensores e ao aumento da velocidade da internet.

Na área da saúde, o potencial humano passa a ser melhor aproveitado no cuidado do paciente, enquanto as coletas e análises de dados permitem uma riqueza de dados para identificar tendências e melhorar fluxo de trabalho de forma automatizada.
Na área de transportes, também ganha-se muito na eficiência por se comunicar e assim poder se autodiagnosticar, identificando e prevenindo falhas durante sua operação. A tecnologia ajuda ainda a economizar combustível e a minimizar desgastes.
Ter acesso às informações certas na hora certa em aplicações simples e em ambientes seguros tem um forte impacto econômico. Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o impacto econômico da Internet Industrial, as novas tecnologias não vão substituir os trabalhadores, permitirão à estes, novas possibilidades de aplicação dos seus conhecimentos.
O que hoje já justifica a internet industrial?
Teremos 50 bilhões de coisas conectadas até 2020.
