logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

MQTT: baixe um guia exclusivo de boas práticas

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Uma das discussões do Grupo de Trabalho (GT) Tecnologia da  ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial  gerou um guia de boas práticas de MQTT, que você pode baixar gratuitamente.  O GT reúne especialistas ligados as empresas associados. Eles definem temas que são discutidos, aprofundados e estudados.

MQTT, sigla de Message Queuing Telemetry Transport, é um protocolo de mensagens leve e seguro para sensores e dispositivos móveis otimizado para redes. O MQTT é um dos protocolos que habilita a IIoT e a indústria 4.0.

Neste material, você entende melhor o que é MQTT, as características, funcionamento e as recomendações de melhores práticas:

Baixe o material exclusivo: MQTT – Guia geral e boas práticas

MQTT-guia-geral-de-boas-praticas

Participaram diretamente da criação deste guia:

  • Elyan Correa, da TERMICA Solutions
  • Luiz Carlos Sima, da TERMICA Solutions
  • Luiz Buzzi, da Pollux Part of Accenture
  • Marcos Silva, da SMC
  • Miguel Vicente, da Pepperl+Fuchs
  • Robson Klug, da TOTVS

Em 2021 compartilhamos aqui no site da ABII o resultado de um grupo de estudos do GT Tecnologia sobre gêmeos digitais, que acabou gerando um vídeo e um artigo exclusivo também. Confira os links:

✅ Gêmeo Digital: vídeo mostra aplicação prática da tecnologia

✅ Gêmeo Digital: baixe artigo exclusivo organizado pelo GT Tecnologia

Gostou do conteúdo? Continue lendo o nosso blog e se inteire das novidades e venha fazer parte da ABII e participar dos grupos de trabalho!

Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin