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Relatório Fjord Trends 2022 aponta comportamentos que afetarão os negócios

Tempo de Leitura: 4 minutos

As escolhas que faremos no futuro podem impactar o mundo e sua estrutura de mais maneiras do que podemos imaginar. Todas apontam para mudanças nos relacionamentos das pessoas, com colegas, marcas, sociedade, lugares e com aqueles com quem nos importamos.

Estamos diante do impacto que causamos no planeta e, finalmente, aceitando que não podemos continuar nos comportando como se estivéssemos apartados da natureza.

Após dois anos de profundas disrupções na sociedade, houve uma mudança coletiva significativa na forma como as pessoas se relacionam com o trabalho, consumo, tecnologia e o planeta, forçando as empresas a buscarem novas formas de fazer negócios.

É o que mostra o relatório anual Fjord Trends da Accenture 2022. Em sua 15ª edição, o levantamento divulgado pela Accenture Interactive traz dicas práticas para empresas que buscam entregar valor e relevância aos seus clientes, colaboradores e à sociedade.

Acompanhe o artigo e descubra como o comportamento das pessoas e a transformação digital estão afetando a forma de fazer negócios.

Desafios das pessoas em novos relacionamentos

Há tempos desafiadores à frente, segundo o relatório, mas também há grandes oportunidades para projetar novos sistemas e formas de ser.

O tema dominante nas tendências, em 2022, é a necessidade de responder às mudanças em todas as relações. É preciso definir, tanto de forma coletiva quanto individualmente, como as pessoas irão conscientemente articular relacionamentos positivos para criar um novo tecido de vida que seja bom para os seres humanos, os negócios e o planeta.

O relatório aponta a identificação recente de novos comportamentos em consequência das mudanças nas expectativas e mentalidade de colaboradores, e ainda da escassez causada pelas interrupções nas cadeias de suprimentos.

Além disso, também em função dos novos ambientes virtuais, como o Metaverso, que estão obrigando as empresas a repensarem suas posturas em relação ao design, ao crescimento e à inovação.

Veja os 5 novos comportamentos das pessoas

O Fjord Trends 2022 analisa cinco comportamentos das pessoas e tendências que já estão afetando a sociedade, a cultura e os negócios:

1 – Seja você mesmo

As pessoas estão questionando quem são e o que importa para elas e, em muitos casos, estão encontrando uma nova confiança para aparecer como elas são, de fato. Esse movimento acaba afetando a forma como trabalham, se relacionam e consomem.

Tudo isso faz parte de uma tendência ao individualismo e à independência, que está enfatizando a empatia entre colegas nas empresas e mudando as aspirações das pessoas como clientes.

Isso representa novos desafios sobre como as organizações lideram seus funcionários e moldam novas propostas de valor para esse público, além do relacionamento com clientes.

2 – Será o fim da mentalidade da abundância?

Ao longo de 2021, houve dificuldades impostas por falta de abastecimento de materiais, peças e mercadorias, contas de energia cada vez mais caras e a escassez de serviços do dia a dia.

Embora a escassez nas cadeias de suprimentos seja um desafio temporário, o impacto deve persistir e levar a uma mudança na ‘mentalidade da abundância’, baseada na disponibilidade, conveniência e velocidade, e despertar maior consciência ambiental.

As empresas terão que fazer mais do que mitigar os impactos negativos. Deverão apoiar a capacidade do nosso mundo natural de se renovar. Isso está relacionado à ideia de uma economia circular ou um sistema em que o valor é continuamente reaproveitado com os insumos disponíveis e o desperdício é minimizado.

3 – A próxima fronteira: o Metaverso

A convergência entre os mundos físico e digital, impulsionada pela transformação digital, está mudando a forma como as pessoas se encontram, colaboram e socializam, com a explosão cultural advinda do Metaverso. Também oferece uma nova camada para quem deseja ganhar dinheiro, além de criar novos tipos de empregos e infinitas possibilidades.

As pessoas esperam que as empresas as ajudem a entender melhor e transitar por esse universo. Aconteça o que acontecer, o Metaverso pode oferecer um potencial infinito como um novo e corajoso espaço para as organizações explorarem, testarem e inovarem, o que o torna tremendamente disruptivo.

O Metaverso não ficará restrito às telas e fones de ouvido, mas será parte das experiências e lugares no mundo real que interagem com o mundo digital.

4 – As marcas devem ser autênticas

Atualmente, por meio dos mecanismos de buscas, as pessoas estão fazendo mais perguntas e esperando respostas imediatas, convenientes e autênticas. Para as marcas, a quantidade de perguntas de clientes e o número de canais de comunicação estão em constante crescimento.

À medida que se esforçam para responder às perguntas das pessoas, as marcas devem fazer escolhas estratégicas sobre quais camadas de informações implementar e como projetá-las em pontos de contato para criar confiança. As camadas devem ser simples de usar, fornecendo as informações certas no formato mais adequado e no momento certo.

Cada vez mais, as marcas competirão entre si nas camadas de informação. Na verdade, as tarefas relacionadas às camadas de informação abrangerão toda a organização, especialmente marca, marketing, atendimento ao cliente e operações.

5 – Cuidar dos clientes

Em todas as suas formas, o cuidado ganhou mais destaque neste último ano: o autocuidado, o cuidado com o outro, o serviço de atendimento e os canais de comunicação, tanto digitais quanto físicos. Houve oportunidades e desafios para empregadores e marcas, em todos os setores.

As responsabilidades envolvidas no autocuidado e no cuidado com o outro seguirão como prioridade em nossas vidas. Para as marcas, cuidar dos clientes criará confiança. Elas devem se alinhar aos momentos que importam, criar novos serviços e aproveitar a tecnologia de forma adequada. Designers de produtos e empresas deverão abrir espaço para praticar o cuidado.

De acordo com David Droga, CEO e creative chairman da Accenture Interactive, à medida que os consumidores repensam seus relacionamentos, as marcas terão que lidar com duas grandes responsabilidades: cuidar do mundo hoje e ao mesmo tempo construir um futuro que seja bom para o planeta, para os negócios e para a sociedade.

A chave, segundo ele, está em compreender profundamente os impactos dessas relações e aspirações e convertê-los em estratégias de negócios potentes capazes de impulsionar a relevância e o crescimento.

A Accenture publica anualmente uma trilogia de estudos sobre tendências, oferecendo uma visão abrangente acerca do futuro das pessoas, tecnologias e dos negócios.

O Fjord Trends 2022, focado no comportamento do consumidor e nos seus impactos na sociedade, cultura e negócios ao longo deste ano, é o resultado de dados coletados junto à rede global da Accenture Interactive, formada por mais de dois mil designers e inovadores espalhados pelo mundo.

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Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais.

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