logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

Boteco 4.0: segundo episódio discute porque IIoT não é só automação

Tempo de Leitura: 4 minutos

No segundo episódio do podcast Boteco 4.0 o debate é sobre os desafios e obstáculos da expansão da IIoT, a internet industrial das coisas e porque ela vai muito além da automação.

O moderador do podcast é Claudio Goldbach e os convidados Túlio Duarte, COO da HaborR Informática Industrial e Alex Kuhnen, coordenador de Educação 4.0 do Senai SC.

O Boteco 4.0 é o novo podcast da ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, que irá explorar os bastidores da transformação digital. Super alinhado com a missão da associação, de acelerar a adoção da IIoT e da indústria 4.0 no Brasil, será um espaço para aprender e trocar conhecimentos de um jeito leve e divertido.

O podcast é resultado de uma parceria que tem pauta e produção da ABII e a finalização feita pela Ocotea Filmes.

Ouça o podcast Boteco 4.0 no Spotify

Ouça o podcast Boteco 4.0 no YouTube

 

Se você ouviu o podcast até o final, verá que os convidados deixaram dicas para quem deseja aprofundar o conhecimento no tema. Abaixo confira os links:

Quem são os convidados do segundo episódio

Túlio Duarte é sócio e COO na HarboR, empresa de soluções 4.0 nas áreas de controle de produção e controle de qualidade (MES e SPC) e pioneira em soluções para Indústria 4.0 no Brasil. Se formou Ciências da Computação pela UFSC e desde 2002 atuou em mais de 50 projetos de controle de produção e controle de qualidade para indústrias de todos os portes do Brasil e de outros países como Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Uruguai, França, Itália, Eslováquia e China. É co-fundador e atual diretor do grupo Vertical Manufatura 4.0 da ACATE, um grupo que de empresas de tecnologia para indústria de manufatura e que tem como objetivo a adoção acelerada dos conceitos da Indústria 4.0 no Brasil. É membro da ABII e é co-fundador do Cluster de Manufatura Avançada que reúne entidades como a ACATE VM, GT-MaV da Abimaq e ABII que trabalham para o tema da Indústria 4.0 avançar no parque industrial brasileiro.

Alex Kuhnen é coordenador de Educação 4.0 do Senai Santa Catarina. Tem graduação em Ciências da Computação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e mestrado em Produção pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, com estudos sobre Desafios e Oportunidades da Manufatura Avançada para o Brasil. Atuou no mercado de desenvolvimento de software por 10 anos migrando para a área de gestão de projetos. Trabalha no Senai/SC desde 2012 com projetos de tecnologia, inovação e educação. Atuou nos projetos de implantação de 3 institutos Senai, sendo 2 de tecnologia e 1 de inovação. Posteriormente, atuou no desenvolvimento de novos produtos 4.0 do Centro de Desenvolvimento Integrado de Produtos do Senai/SC. Esteve como responsável pela área de mercado do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), na na Diretoria de Inovação e Competitividade da Fiesc.

Quem é o apresentador do Boteco 4.0

Claudio Goldbach é membro de conselhos de organizações inovadoras (PERFIL Group, ABII, AESA, Hedro e outras), palestrante internacional, engenheiro químico e ambiental, vem promovendo a eficiência energética em processos industriais há 30 anos.

🟩 Podcast Boteco 4.0: hardware é só um mal necessário que temos que importar?

🟩 Podcast Boteco 4.0: terceiro episódio discute papel da mulher na tecnologia

🟩 Podcast Boteco 4.0: segundo episódio discute porque IIoT não é só automação

🟩 Podcast Boteco 4.0: primeiro episódio explora desafios da transformação digital

Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin