logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

 TagoIO lança plataforma de IoT gratuita para computação de borda

Tempo de Leitura: 3 minutos

Por TagoIO*

Sendo uma empresa que oferece serviços na nuvem, é claro que somos grandes fãs da revolução que a computação em nuvem criou no setor nos últimos anos. Somente olhando da perspectiva do ecossistema IoT, uma estrutura centralizada mantém as coisas mais simples de construir e manter, ao mesmo tempo que torna possível escalar aplicações em tempo real.

No entanto, sempre soubemos que faltava algo, e os nossos clientes e parceiros começaram a pedir para criarmos uma forma que pudesse proporcionar a mesma experiência da TagoIO cloud, mas numa versão instalada localmente. Tivemos muitas discussões internas e externas para descobrir o melhor caminho para que pudéssemos estabelecer as bases para uma nova estrutura que resultaria em um módulo sólido, leve e complementar que aprimoraria o resto do ecossistema da IoT.

Por isso hoje, podemos anunciar o TagoCore – uma plataforma de IoT gratuita, rápida e de código aberto (open source) para computação de borda (edge computing). Com o novo TagoCore, os usuários podem facilmente processar e armazenar dados localmente, gerenciar dispositivos, usar conectores para qualquer tipo de sensor de IoT e definir ações quase como já fazem hoje na nuvem com  TagoIO.

Mas há mais, pois queríamos ter certeza de que qualquer pessoa poderia construir e entregar plug-ins para aplicativos ou qualquer outra coisa, e que também poderia ser executado em qualquer nuvem.

Como trabalhar com a plataforma de edge computing

Depois de instalar o TagoCore em seu computador, você verá um painel com os principais módulos necessários para construir seu aplicativo IoT, o status dos recursos usados ​​em seu sistema operacional e a loja para instalar plug-ins.

 

Construímos o TagoCore do zero para ter certeza de que poderíamos entregar o melhor desempenho, mesmo quando executado em processadores menos potentes. Ainda assim, o mesmo programa pode ser ampliado para ser executado em qualquer provedor de nuvem privada.

Mantivemos os mesmos princípios de visualização do painel que é executado na TagoIO devido ao seu design fácil de usar e conveniente. Para visualização de dados, criamos plugins para conectar o banco de dados com outras interfaces comerciais, como o PowerBI, Grafana e Metabase, apenas para citar algumas opções.

Embora o TagoCore venha com um banco de dados SQLite nativo totalmente integrado, você também poderá selecionar outros tipos, como MySQL, PostgreSQL, mongoDB e RedShift. Nossa equipe ainda está trabalhando nos plugins para alguns deles.

Como o módulo edge complementa o ecossistema de IoT

A computação de borda permite processar uma grande quantidade de dados localmente, e depois enviar apenas as informações mais relevantes para a nuvem ou para outros serviços.

Você pode conectar o TagoCore com qualquer provedor de nuvem, ou você pode tirar proveito de sua integração com a TagoIO e o TagoRUN. Você pode manter todos, ou apenas parte dos seus dados armazenados em seu TagoCore, e deixar para a TagoIO executar seus algoritmos de alto nível. A partir daí, você pode criar facilmente seu próprio portal IoT e gerenciar a distribuição de todos os seus painéis para seus usuários finais usando o TagoRUN.

No geral, acreditamos que uma arquitetura mais distribuída fornecida pela TagoCore trará uma maior variedade de opções e benefícios para diversos tipos de aplicativos.

O TagoCore funcionará em praticamente qualquer coisa! Quando instalado no limite, ele será executado em todos os principais sistemas operacionais, como Linux, Windows ou MacOS. Quando instalado na nuvem, ele pode ser executado em provedores como AWS, Azure, Google Cloud e muitos outros.

Atualmente já trabalhamos com vários outros participantes globais na indústria de embarcados para garantir que todos os plug-ins e aplicativos sejam projetados e otimizados para hardware específico.

Como obter acesso antecipado ao sistema

Ainda temos alguns testes finais a fazer e alguns módulos inovadores para adicionar ao TagoCore, mas como realmente acreditamos no poder da colaboração, queremos receber feedbacks o mais cedo possível.

Atualmente, estamos permitindo que apenas um número limitado de desenvolvedores acessem o programa, pois queremos ter certeza de que podemos responder adequadamente às perguntas, problemas e sugestões.

Registre-se em nosso site para obter acesso ao lançamento antecipado do TagoCore. Estamos ansiosos para trabalhar juntos nesta área!

*Este conteúdo foi produzido pela Tagoi.IO, associada da ABII, e expressa a opinião da empresa sobre os temas abordados. A ABII oferece espaço para todas as empresas associados publicarem conteúdos relacionados a novas tecnologias, produtos inovadores, indústria 4.0, IIoT e transformação digital.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin