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5 macrotendências que vão mudar a relação entre pessoas e empresas em 2023

Tempo de Leitura: 3 minutos

O relatório Accenture Life Trends 2023 prevê que em 2023, com maior acesso a tecnologias emergentes, será promovida a próxima era da criatividade, comunidade e privacidade de dados. Esse relatório anual identificou as 5 macrotendências que deverão mudar a dinâmica do relacionamento entre pessoas e empresas neste ano. Quer saber mais? Continue lendo este post.

Transformação digital e as evoluções esperadas para 2023

Passamos por alguns anos de instabilidade global e a população enfrentou diversos desafios, desde aprender a viver em uma crise permanente até buscar cada vez mais o senso de pertencimento a comunidades online. O comportamento dos clientes vem se alterando à medida que vão conhecendo novas tecnologias, e essa transformação digital continuará acontecendo, conforme o relatório Accenture Life Trends 2023 da Accenture.

O relatório explica que essa mudança levará empresas e líderes a operar em cenários radicalmente novos, sendo que precisam estar preparados para essa forma de negócio. Ainda, ele tem como base o legado de 15 anos da Fjord Trends e identificou 5 macro movimentos globais em todo o comportamento humano que moldarão os negócios, a cultura e a sociedade no ano de 2023.

Conheça mais sobre essas 5 macrotendências

Contendo insights e inteligência da rede global de designers, criativos, tecnólogos, sociólogos e antropólogos da Accenture Song, o relatório apresenta as macrotendências e ações para as empresas seguirem em 2023.

1. Estamos em uma crise permanente, mas vamos nos adaptar

O mundo está em constante transformação e vem enfrentando diversas catástrofes globais em sequência. Como sempre aconteceu na história da humanidade, as pessoas estão se adaptando às instabilidades e isso poderá afetar a forma com que compram e como veem as marcas e seus empregadores. Logo, as empresas precisam estar prontas para isso.

2. O que vem a seguir para a fidelidade

Em meio a tanta instabilidade, as pessoas procuram lugares onde sintam pertencimento. Como resultado dessa tendência, as marcas serão construídas primeiramente como comunidades, remodelando a fidelidade e a participação da marca.

O uso da tecnologia emergente está impulsionando amplamente três segmentos:

  • Comunidades de pertencimento: em plataformas como Reddit, Discord e Twitch;
  • Token-gating: acesso exclusivo reservado para “somente detentores de token”;
  • Colecionáveis: artes digitais, autógrafos, cartões colecionáveis e muito mais.

Para confirmar essa situação, a Accenture, ao realizar a sua pesquisa para elaborar o relatório de tendências, identificou que a maioria dos participantes do grupo foco da pesquisa experimentou novos hobbies ou ingressou em novas comunidades nos últimos seis a nove meses.

3. A importância dos intangíveis do trabalho

Ainda é muito frequente a discussão sobre o retorno físico ao escritório, o trabalho em home office e o trabalho híbrido, mas uma coisa é certa: a resposta ainda não é uma unanimidade entre as pessoas.

Todos sentiram a perda de alguns benefícios intangíveis do escritório, como os encontros com os colegas e trabalho de orientação a novos talentos, que eram mais frutíferos quando realizados de forma presencial.

Percebe-se que sem o engajamento pessoal e presencial, as empresas podem perder orientação, inovação, cultura e inclusão. Por isso, é hora dos líderes criarem um plano para conseguir reverter o tempo perdido.

4. A IA está se tornando o copiloto da criatividade das pessoas

A Inteligência Artificial está agora nas mãos do usuário comum e é uma nova ferramenta para o processo criativo. De repente, as redes neurais tornaram-se amplamente disponíveis para criar linguagem, imagens e música com muito pouco esforço ou habilidade.

Mas as novidades dentro da IA também estão chegando ao mercado a uma velocidade surpreendente. Em escala, este é um avanço incrível para a criatividade. As empresas precisam considerar como se destacarão no mar de conteúdo gerado por IA e como a usarão para aumentar a velocidade e a originalidade da inovação.

5. As carteiras digitais podem acabar com a crise da identidade digital

Ao longo dos anos, sempre houve interesse na correta utilização dos dados pessoais dos usuários, o que aumentou de forma muito significativa nos últimos anos. A transparência e a confiança dos usuários nas experiências de marca online estão diminuindo rapidamente, na velocidade de um click.

Por isso, é muito importante demonstrar o cuidado e a segurança que as empresas têm com o uso dos dados dos seus usuários, para que, assim, eles permaneçam fiéis às suas marcas.

As carteiras digitais contendo tokens (representando métodos de pagamento, identidade, cartões de fidelidade e muito mais) permitirão que as pessoas decidam quantos dados compartilharão com organizações ou até mesmo os venderão.

Essa é uma ótima notícia para as marcas: os dados que as pessoas entregam serão ainda mais valiosos do que as informações de terceiros que não são mais coletadas em um mundo sem cookies.

A tecnologia e o comportamento de consumo vão moldar os negócios de acordo com o estudo internacional da Accenture. Quer saber mais sobre as tendências de tecnologia? Continue lendo o nosso blog e esteja sempre atualizado.

Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Coordena um ecossistema com provedores, usuários e especialistas em tecnologia e instituições de ensino. Num ambiente colaborativo reúne empresas protagonistas do mercado e é referência no movimento de transformação digital. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios.

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