logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

Projeto de IoT em ferrovias vence Prêmio ABII 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos
Com o case  IoT Salvando Vidas na Operação Ferroviária, a empresa MPK Equipamentos Industrias ficou com o Prêmio ABII 2022. Ao longo do ano, diferentes empresas se inscreveram e passaram por várias etapas de curadoria e eliminatórias. Quatro projetos chegaram a grande final. Além da MPK, Tupy, Dexco e Bosch apresentaram seus cases durante o 14º Encontro Nacional ABII, em São Caetado do Sul.
A premiação é realizada pela ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial e reconhecida nacionalmente por destacar projetos que desenvolvem ou utilizam as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e a internet industrial das coisas (IIoT). “A ABII oferece um palco para as empresas mostrarem seus projetos e servirem de referência para o mercado”, destaca o gerente executivo da ABII, Alexandre D´Angelo.
O júri convidado para julgar os projetos na grande final reuniu três nomes de peso: João Vitor Stedile, diretor executivo da VDI – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha; Sylvia Cristina Kimura, especialista em tecnologia do Senai São Caetano do Sul; e Claudio Goldbach, CEO da Termica Solutions e conselheiro da ABII.
O projeto vencedor, da MPK, retrata a aplicação do IoT tanto em indústrias que utilizam a ferrovia no seu processo fabril, quanto no transporte logístico de cargas por meio da ferrovia. “O case trata da utilização do protocolo MQTT, para monitoramento de equipamentos de waysides ferroviários e o impacto positivo que isso traz”, conta Vinicius Monteiro, gerente comercial da empresa que apresentou o projeto.

Confira o vídeo do 14º Encontro Nacional ABII

Confira detalhes dos quatro projetos finalistas

Conheça a história do Prêmio ABII

Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Coordena um ecossistema com provedores, usuários e especialistas em tecnologia e instituições de ensino. Num ambiente colaborativo reúne empresas protagonistas do mercado e é referência no movimento de transformação digital. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios.

Compartilhe: