logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

Como foi o ABII Pocket: confira vídeo e galeria de fotos

Tempo de Leitura: 3 minutos

O ABII Pocket foi realizado pela ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial  no dia 15 de setembro, entre 9 e 17h30 no auditório do Ágora Tech Park, em Joinville. Uma série de palestras e painéis com temas como a formação de talentos para trabalhar com tecnologia; os impactos da inteligência artificial nos negócios e na vida das pessoas; e o futuro da robótica; fizeram o público presente refletir.

Treze convidados subiram ao palco ao longo do dia e o evento serviu como um esquenta para o ABII Challenge, realizado no dia 16 de setembro. A programação do ABII Pocket estava alinhada com a missão da ABII que é promover o crescimento acelerado da indústria 4.0 e da IIoT no Brasil. O objetivo é promover um ambiente único de troca, de aprendizados, com temáticas relevantes, ambiente de debate e o networking.

Confira vídeo de como foi o ABII Pocket

Na abertura do evento, Osmar Worm Filho, supervisor administrativo do Ágora Tech Park, apresentou os projetos “Ágora Tech Park e Ágora.UNI”. Logo depois subiram ao palco Thiago Chiarotti de Oliveira, Gerente de Engenharia e Inovação da Schulz; Cleberson de Lima Mendes, Diretor Executivo de Formação e Inovação da Prefeitura de Joinville; Marcos Roberto Rosa, Diretor de Planejamento e Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação; Marcelo Teixeira, Gerente de Campus da UniSENAi; César Edil da Costa, Professor Engenharia Mecânica da UDESC; e Diego Greff, Diretor Geral da UFSC Joinville.

Com mediação de Luís Gonzaga Trabasso, vice-presidente da ABII, participaram do painel “Cérebros-de-obra: escassez e soluções (?)”. Conforme Gonzaga o Brasil tem um grande potencial para implementar novas tecnologias da indústria 4.0 nos próximos anos, mas sofre com a escassez de profissionais especializados. “De acordo com a Gi Group (2023) 88% das empresas brasileiras do setor consultadas relatam ter dificuldades de encontrar trabalhadores qualificados, índice superior à média global, que ficou em 66%. O painel reforça a percepção da indústria sobre o tema e apresenta soluções potenciais na forma de jornada de ensino, desde o ciclo fundamental, passando pelo ensino médio e finalizando com o universitário”, destaca.

A parte da tarde começou com a palestra “Como a IA afetará os negócios e a vida das pessoas”, de Daniel Lázaro, Líder de dados e IA para mercados em crescimento da Accenture. Na sequência, o painel “A Inteligência Artificial conectando tecnologia e indústria” discutiu na prática as aplicações desta tecnologia na indústria. Especialistas de três empresas, que utilizam ou desenvolvem projetos com IA falaram sobre desafios e oportunidades e a capacidade da IA em impulsionar a automação e a flexibilidade das operações fabris, são fatores que resultam em ganhos substanciais de produtividade.

Os convidados do painel foram: Fabrício Petrassem, gerente de IoT da Macnica DHW; Lucas Schmitz, cientista de dados da ArcelorMittal Brasil; e Philipi Torres, head de TI da Termica Solutions; com moderação de Robson Klug, especialista de produto na TOTVS e líder do GT Tecnologia da ABII. E no encerramento José Rizzo Hahn Filho, presidente da ABII, fez uma palestra sobre o futuro da robótica e contou com a participação de Luís Gonzaga Trabasso.

O encerrameento do Pocket teve confraternização entre os estudantes que fazem parte dos times de competição do Challenge e profissionais da indústria e contou com apresentação da banda Deep Learning.

Confira galeria de fotos do ABII Pocket

Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Coordena um ecossistema com provedores, usuários e especialistas em tecnologia e instituições de ensino. Num ambiente colaborativo reúne empresas protagonistas do mercado e é referência no movimento de transformação digital. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios.

Compartilhe: