logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

Boteco 4.0: afinal, tem jeito certo de fazer gestão de manutenção?

Tempo de Leitura: 4 minutos

No 14º episódio do Boteco 4.0, podcast da ABII que explora os bastidores da transformação digital, o moderador Claudio Goldbach vai vai buscar os detalhes de um caso real de implantação de um sistema de gestão de manutenção. Os convidados são Igor Silveira, CEO na Melvin, e Abner Claro, programador de manutenção da Apolo Tubulars.

Super alinhado com a missão da ABII, de acelerar a adoção da IIoT e da indústria 4.0 no Brasil, o Boteco 4.0 é um espaço para aprender e trocar conhecimentos de um jeito leve e divertido. O podcast é resultado de uma parceria que tem pauta e produção da ABII e a finalização feita pela Ocotea Filmes.

Confira o podcast Boteco 4.0 no Spotify

Confira o podcast Boteco 4.0 no YouTube

Quem são as convidadas do episódio

Igor Silveira, engenheiro de Manutenção há 19 anos, com diversas especializações na área. Técnico Mecânico pela UFJF, Engenheiro Industrial Mecânico pela UFSJ, Pós Graduado em Gestão Industrial pela PUC-Minas e Mestre em Engenharia da Energia pelo CEFET-MG. Atuou em diversos segmentos industriais, como o ramo alimentício, cimenteira, construção civil, fabricação de cal, siderurgia, mineração, além de ter ajudado diversas empresas como consultor na implantação de Sistemas de Gerenciamento de Manutenção e Gestão de Ativos focado na Manutenção de Classe Mundial. Hoje atua como CEO na Melvin, Software de Manutenção e na Manutenção em Ação, maior canal de Gestão de Manutenção do Brasil.

 

Abner Claro, pós graduado em engenharia de manutenção, atuante na área de manutenção industrial, com enfâse na gestão de ativos. Experiência em elaboração de planos de manutenção, gestão de performance por meio de indicadores KPIS do setor de manutenção, por meio de análises, e aplicação de planos de ação. Experiência em aplicação de análise de falhas com utilização de ferramentas da qualidade. Fundamentado nas tecnologias da eletricidade e mecânica, aplicando técnicas de intervenções seguras aos diversos processos industriais, inspecionando, prevenindo e corrigindo falhas, considerando a melhoria da qualidade, a garantia da saúde e segurança, produtividade e competitividade.

Quem é o apresentador do Boteco 4.0

Claudio Goldbach é membro de conselhos de organizações inovadoras (PERFIL Group, ABII, AESA, Hedro e outras), palestrante internacional, engenheiro químico e ambiental, vem promovendo a eficiência energética em processos industriais há 30 anos.

Um detalhe importante é que nesta segunda temporada, vamos aproveitar a parceria da ABII com o Programa Brazilian Indtechs in Germany 2023 – BiG 2023 para encontrar os cases de aplicaçãoes reais de tecnologias habilitadoras na indústria. Para saber mais sobre o programa você pode seguir a trilha de conteúdos no Canal CIMM. Lá você encontra depoimentos dos participantes e um vídeo contando detalhes do programa.

🟩 Todos os episódios do podcast Boteco 4.0 no Spotify

🟩 Todos os episódios do podcast Boteco 4.0 no YouTube

Confira os temas dos dez episódios da primeira temporada

🟩 Boteco 4.0: comunicação de tecnologia

🟩 Boteco 4.0: proteção de empresas de ciberataques

🟩 Boteco 4.0: padronização de tecnologias

🟩 Boteco 4.0: como gerir talentos

🟩 Boteco 4.0: inovação aberta na indústria

🟩 Boteco 4.0: inteligência artificial

🟩 Boteco 4.0: hardware e a produção nacional

🟩 Boteco 4.0: papel da mulher na tecnologia

🟩 Boteco 4.0: IIoT não é só automação

🟩 Boteco 4.0: transformação digital

Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Coordena um ecossistema com provedores, usuários e especialistas em tecnologia e instituições de ensino. Num ambiente colaborativo reúne empresas protagonistas do mercado e é referência no movimento de transformação digital. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios.

Compartilhe: