logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

Primeira rodada do Prêmio ABII 2021 teve nove cases inscritos

Tempo de Leitura: 6 minutos

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) recebeu nove inscrições na primeira rodada do Prêmio ABII 2021, realizada entre os dias 9 de junho e 9 de julho. Reconhecido nacionalmente por destacar projetos que desenvolvem ou utilizam as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, o prêmio está alinhado a missão da associação, que é de acelerar a indústria 4.0 e a internet industrial das coisas no Brasil.

Agora, uma curadoria formada por diretores e líderes da ABII, vai escolher seis projetos para serem apresentados em uma live no dia 4 de agosto. Após a apresentação na live (conforme as regras, que estão na íntegra abaixo), um júri interno irá escolher três projetos finalistas com base em dez critérios pré-definidos. O anúncio será ao final da live.

Ainda no dia 4 de agosto começam as inscrições para a segunda rodada do Prêmio (cronograma completo abaixo). Lembrando, que todas as empresas que participaram da primeira rodada podem participar da segunda rodada também. Neste ano, a grande novidade é que o prêmio é aberto para qualquer empresa que fornece soluções ou está sendo transformada pela indústria 4.0 e não apenas para empresas associadas.

“A ABII oferece um palco para as empresas mostrarem seus projetos e servirem de referência para o mercado. É uma grande oportunidade, por isso reforçamos o convite para todas as empresas participarem. Quem não se inscreveu na primeira rodada tem uma nova oportunidade entre 4 de agosto e 3 de setembro”, destaca o diretor da ABII Marcelo Gramigna.

A grande final, com apresentação de seis cases finalistas em live ao vivo nos canais da associação, ocorre no dia 27 de outubro. Todas as etapas do prêmio serão feitas de forma online em 2012.

Conheça a história do prêmio ABII

Quem são os curadores da primeira rodada do Prêmio ABII

  1. José Rizzo Hahn Filho, presidente da ABII, diretor da Pollux Part of Accenture

  2. Luís Gonzaga Trabasso, vice-presidente da ABII, pesquisador chefe do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser de Joinville e professor da divisão de engenharia mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

  3. Marcelo Gramigna, diretor da ABII, Product Manager do segmento manufatura da TOTVS

  4. Andrea Dela Plata, líder do GT Pessoas, Gerente de Gestão de Pessoas da Pollux Part of Accenture

  5. Luiz Carlos Sima, líder do GT Pessoas, Head de Engenharia e especialista em desenvolvimento de arquiteturas para automação e digitalização de sistemas térmicos da TERMICA Solutions

  6. Fabrício Petrassem de Sousa, líder do GT Negócios, IoT Manager da Macnica DHW

  7. Jordana Carvalho Arruda, líder do GT Tecnologia, Customer Success da Pollux Part of Accenture

  8. Robson Klug, líder do GT Tecnologia, Product Owner no segmento de manufatura da TOTVS

Confira entrevistas com diretores e líderes da ABII

Cronograma das próximas etapas do Prêmio ABII 2021

1ª Rodada

  • 12/7 a 23/7: Período em que a curadoria fará avaliação dos cases inscritos e definirá 6 classificados da 1ª rodada.

  • 26/7 a 30/7: Período em que a ABII fará a divulgação oficial dos 6 cases classificados da 1ª rodada no site e redes sociais da entidade.

  • 4/8 (17 horas): Apresentação dos 6 cases classificados da 1ª rodada, ao vivo, em live promovida nos canais do YouTube e LinkedIn. Definição de 3 cases finalistas por júri interno com divulgação ao final da live, após os votos serem computados.

2ª Rodada

  • 4/8: Abertura das inscrições para a 2ª rodada.

  • 3/9 (17 horas): Encerramento das inscrições para a 2ª rodada.

  • 6/9 a 17/9: Período em que a curadoria fará avaliação dos cases inscritos e definirá 6 classificados da 2ª rodada.

  • 20/9 a 24/9: Período em que a ABII fará a divulgação oficial dos 6 cases classificados da 2ª rodada no site e redes sociais da entidade.

  • 29/9 (17 horas): Apresentação dos 6 cases classificados da 2ª rodada, ao vivo, em live promovida nos canais do YouTube e LinkedIn. Definição de 3 cases finalistas por júri interno com divulgação ao final da live, após os votos serem computados.

Final

  • 22/10: Prazo para que os 6 cases finalistas do Prêmio ABII 2021 revisem e ajustem o material para a apresentação final.

  • 27/10 (17 horas): Apresentação final dos 6 cases finalistas do Prêmio ABII 2021, ao vivo, em live promovida nos canais do YouTube e LinkedIn. O vencedor será escolhido por júri externo com divulgação ao final da live, após os votos serem computados.

Confira todas as regras na íntegra

  • A inscrição ao Prêmio ABII 2021 será aberta a toda comunidade, não se limitando apenas aos associados ABII. Todas as empresas que fornecem soluções ou estão sendo transformadas pela indústria 4.0, poderão inscrever um ou mais cases.

  • Se o case for inscrito entre 9/6 e 9/7, automaticamente participará da 1ª rodada do Prêmio ABII 2021, conforme cronograma. Se o case for inscrito entre 4/8 e 3/9, automaticamente participará da 2ª rodada do Prêmio ABII 2021, também conforme cronograma.

  • A apresentação dos cases deverá conter informações institucionais da empresa limitadas a 1 slide e o conteúdo no máximo em 9 slides, sendo que o conteúdo total não poderá ultrapassar 10 slides.

  • O case deverá ser enviado diretamente no formulário de inscrição em formato PDF, seguindo o cronograma de cada etapa. É permitida a inclusão de vídeo que ilustre o case, desde que esteja embedado na apresentação ou em link específico na apresentação.

  • Não será permitida qualquer alteração na apresentação do case após o envio da inscrição para 1ª ou 2ª rodada do Prêmio ABII 2021. Apenas os cases selecionados para a grande final poderão fazer ajustes.

  • No dia da apresentação (conforme cronograma), cada empresa terá 7 minutos para apresentar seu case, e mais 3 minutos para responder perguntas da comissão julgadora, se aplicável, totalizando o máximo 10 minutos.

  • Ao fim dos 7 minutos, a apresentação será interrompida pela organização, caso ainda não tenha sido finalizada pela empresa.

  • A ordem de apresentação será sorteada antecipadamente e informada aos participantes.

  • O não comparecimento de nenhum representante da empresa para a apresentação do case no momento da apresentação, o desclassificará automaticamente.

  • A curadoria do conteúdo e avaliação dos cases selecionados para demonstração na 1ª e 2ª rodadas do Prêmio ABII 2021, nos dias 04/08 e 29/09, serão realizadas por diretores da ABII e líderes dos GTs (Negócios, Tecnologia e Pessoas) da ABII e, eventualmente, convidados externos. Os nomes que integram a curadoria serão amplamente divulgados durante cada etapa.

  • O júri interno, que irá escolher os 3 cases finalistas da 1ª rodada do Prêmio ABII 2021 e os 3 cases finalistas da 2ª rodada do Prêmio ABII 2021 será composto por diretores da ABII e líderes dos GTs (Negócios, Tecnologia e Pessoas) da ABII e, eventualmente, convidados externos. Os nomes que integram o júri interno de cada etapa serão amplamente divulgados, antes da realização dos eventos de 04/08 e 29/09.

  • O evento final, com a escolha do grande vencedor do Prêmio ABII 2021, acontecerá no dia 27/10 e contará com a apresentação dos 6 cases finalistas, selecionados nas etapas anteriores (1ª e 2ª rodadas). Ou seja, 3 cases no evento do dia 04/08 e 3 cases no evento do dia 29/09.

  • No evento final haverá uma comissão avaliadora composta somente por jurados externos, não relacionados diretamente à ABII. Os nomes que integram o júri externo serão amplamente divulgados, antes da realização do evento.

  • Os seis cases finalistas poderão revisar o material final da apresentação, que deverá ser enviado até o dia 22/10. Após essa data, não será mais possível ajustar o conteúdo.

Sistema de pontuação

  • De 1 a 5 para cada critério, considerando 1 “pouco aplicado” e 5 “amplamente aplicado”.

  • Desempate: o critério de desempate será a maior média dos jurados para o critério 1. Em caso de novo empate, o critério adotado será o 2, e assim sucessivamente, na ordem dos critérios estabelecidos acima. Permanecendo o empate, será realizado sorteio.

Critérios de avaliação

  1. Facilidade de aplicabilidade no mercado;

  2. Se gerou novo negócio para empresa ou mercado;

  3. Quantidade tecnologias impulsionadoras para a indústria 4.0 utilizadas;

  4. Pilares da IIoT ou indústria 4.0 atendidos;

  5. Amplitude de atendimento para empresa ou sociedade;

  6. Escalabilidade;

  7. Clara definição do problema vigente que precisa ser ou foi resolvido;

  8. Indicadores de resultado, como foi validada a solução, quais os resultados mensurados e ganhos competitivos;

  9. Case aplicado no Brasil ou desenvolvido por unidade do Brasil;

  10. Grau de inovação.

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (empresa detentora da marca Embraco) uniram-se para fundar a ABII.

Fique por dentro das notícias que envolvem a indústria 4.0 e a IIoT no Brasil. Acompanhe o blog da ABII e se mantenha atento às principais novidades e se preferir, associe-se e participe dessa história.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin