logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

ABII Challenge: desafio de tecnologia reúne empresas e universidades

Tempo de Leitura: 6 minutos

A ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial realiza um evento inédito no próximo dia 16 de setembro, no Ágora Tech Park – parque tecnológico localizado no Perini Business Park -, em Joinville. O ABII Challenge é um desafio de tecnologia que vai reunir 13 empresas associadas e cinco universidades de três Estados (São Paulo, Paraná e Santa Catarina) para disputar provas de inteligência artificial, robôs móveis autônomos (ou AMRs) e drones.

O objetivo, conforme o presidente da ABII, José Rizzo Hahn Filho, é mostrar que no Brasil há profissionais capazes, empresas de ponta e universidades com pesquisadores, professores e estudantes mobilizados pela tecnologia. Ao longo dos últimos meses, cinco times foram formados e estão trabalhando para a competição, pois há muito estudo e desenvolvimento que precisa ser feito antes das provas. No total, as equipe terão 4 meses de preparo.

“Queremos que este evento seja realizado anualmente e mobilize cada vez mais empresas e universidades. O ABII Challenge é  inovador sob vários aspectos e reforça a missão da ABII, de fortalecer e acelerar a indústria 4.0 e a internet industrial das coisas (IIoT) no Brasil. Uma das formas de fazer isso é justamente promovendo e fomentando o trabalho colaborativo de empresas e universidades na solução de desafios tecnológicos”, destaca Rizzo.

🟩Faça a inscrição aqui para assistir ao ABII Challenge

No dia 15 de agosto tivemos o lançamento oficial do ABII Challenge, com uma live nos canais da associação. “Podemos dizer que é um evento piloto, porque estamos testando um conceito. Mas escolhemos tecnologias que são cruciais para o desenvolvimento da indústria do país. Precisamos de pessoas cada vez mais capacidades para implementar projetos que envolvam drones, AMRs e inteligência artificial. Por isso, estimular estes temas dentro das universidades é também muito importante”, ressaltou Rizzo, durante a live.

As provas do ABII Challenge serão realizadas num espaço chamado Arena Accenture, dentro do prédio do Ágora, e poderão ser assistidas pelo público interessado. Como o espaço é limitado e somente as equipes já somam um grupo de mais de cem pessoas envolvidas, haverá inscrições para quem tiver interesse em acompanhar de pertinho a disputa e torcer pela equipe preferida.

🟩Faça a inscrição aqui para assistir ao ABII Challenge

Para quem não é de Joinville e região, a boa notícia é que haverá transmissão ao vivo das provas no YouTube da ABII. Aproveite é já se inscreva-se no canal para ser notificado no dia do evento. Mais próximo do evento, quando tivermos os horários definidos de cada prova, divulgaremos os detalhes nas redes sociais da associação.

Conheça os cinco times que vão participar do ABII Challlenge

Nesta primeira edição do ABII Challenge os times foram compostos por profissionais das empresas associadas da ABII e universidades convidadas (sendo que duas delas fazem parte do ecossistema ABII). Os times estão montados desde o mês de maio para terem tempo de mobilizar as pessoas e se preparar para cumprir as provas do desafio no dia 16 de setembro.

Cada time foi responsável por engajar profissionais ligados às empresas e estudantes, professores e pesquisadores ligados às universidades, em número que julgaram necessário para executar as provas propostas. “O que a ABII deseja é que o trabalho seja colaborativo”, destaca Rizzo. Cada time também deverá definir um nome para o dia do evento e poderá buscar patrocínios próprios.

  • TIME 1: participam a PUCPR; a Selettra Automação e Robótica; e a Pepperl+Fuchs
  • TIME 2: participam a UniSenai; a I3C; e a Festo
  • TIME 3: participam a UDESC; a Pollux Part of Accenture; a TOTVS; e a SMC
  • TIME 4: participam a USP; a Embraer; a Dexco; a Marelo; e a Omron
  • TIME 5: participam a UFSC; a Macnica DHW; e a TERMICA Solutions

Como serão as provas do ABII Challenge

  • Prova de Inteligência Artificial

Talvez um dos temas mais falados deste ano na área de tecnologia seja inteligência artificial. Ela definitivamente está saindo da teoria para a prática em 2023. O objetivo da prova de Inteligência Artificial é que empresas e universidades entendam como utilizar a tecnologia de forma prática.

O War é um jogo de tabuleiro criado no Brasil por estudantes universitários em 1972. O jogo focado em estratégia, será o campo de batalha para que os times desenvolvam uma inteligência artificial que irá tomar decisões com base no cenário. O objetivo é que cada comando seja executado por IA, sem a intervenção humana.

A disputa será feita no jogo online, mas o software criado pelos times é que vai tomar as decisões sobre a melhor jogada. O jogo será exibido num telão no auditório do Ágora para que o público possa acompanhar. Os cinco times jogam ao mesmo tempo e vence a disputa a equipe que conquistar primeiro o seu objetivo.

  • Prova de drones

Os drones vão ganhar uma aplicação cada vez maior em diferentes áreas e atividades, contribuindo assim para a aceleração da indústria 4.0. O desafio envolve programar os drones para cumprirem uma missão de voo no dia da prova. A ABII realizou a compra de dez drones no modelo DJI Tello Boost Combo, que foram distibuídos para as equipes.

São drones pequenos para atender as regras de segurança. E o drone não será pilotado, mas vai realizar a prova de forma autônoma, lendo códigos que vão instruir sobre o que fazer no percurso. Cada time realizará a prova individualmente na arena, decolando o drone de um ponto fixo e aterrissando em um alvo móvel. O time vencedor será o que completar a prova no menor tempo.

  • Prova de Robôs Móveis Autônomos (AMRs)

Uma das tecnologias de maior crescimento dentro de fábricas, centros de distribuição e na logística, são os robôs móveis autônomos ou AMRs. Os AMRs já têm todos os sensores necessários para reconhecer um caminho, mas o grande desafio é que haverá vários robôs fazendo a prova ao mesmo tempo. Vai exigir muito estudo dos times!

Os time conseguiram um AMR de pequeno porte emprestado de empresas associadas da ABII e receberam um mapa do circuito para entender a tecnologia e programar o robô. No dia da prova serão colocados três portais na arena e os robôs precisarão passar por eles. Embora as equipes já tenham uma estratégia de navegação, terão estes obstáculos para superar no dia. O objetivo é completar o percurso no menor tempo possível, somando as cinco largadas.

Parceiros do primeiro ABII Challenge

Além da parceria firmada com o Ágora Tech Park, que irá ceder o espaço para a realização do evento no dia 16 de setembro, o ABII Challenge conta com o patrocínio da Accenture – que dará nome a arena das provas de drones e AMRs – e do JoinValle.

Entre os apoiadores, destaque para as empresas associadas: Exit, que desenvolveu toda a identidade visual do ABII Challenge; e a Ocotea Filmes , que fará a transmissão ao vivo do evento no canal do YouTube da ABII. O evento também conta com o apoio do Sebrae e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Prefeitura de Joinville.

Venha participar do ABII Pocket

No dia 15 de setembro a ABII realiza o ABII Pocket, no auditório do Ágora Tech Park, também em Joinville. O evento terá uma série de palestras, apresentações e painéis com temas ligados a pessoas, tecnologia e negócios. Para participar, basta fazer a inscrição gratuitamente! O evento ocorre entre 9h30 e 17h30, com credenciamento a partir de 9 horas.

🟩Faça a inscrição para participar do ABII Pocket

🟩Confira a programação do ABII Pocket

Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Coordena um ecossistema com provedores, usuários e especialistas em tecnologia e instituições de ensino. Num ambiente colaborativo reúne empresas protagonistas do mercado e é referência no movimento de transformação digital. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios.

Compartilhe: