logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

Uso e aplicações dos drones na indústria 4.0

Tempo de Leitura: 4 minutos

A utilização de drones para otimizar processos internos é cada vez mais comum no dia a dia das empresas. A integração dessas tecnologias da indústria 4.0 nas operações diárias pode melhorar a eficiência dos negócios e trazer agilidade para várias áreas de uma organização, especialmente o departamento de produção, logística e cadeia de suprimentos.

Por exemplo, pode ser usado para entrega de produtos, monitoramento de culturas e captação de dados, todas aplicações que aceleram a adoção da indústria 4.0 me diferentes setores. Neste post, mostraremos o que são os drones, como eles funcionam, suas aplicações e os benefícios de usá-los em sua empresa. Acompanhe!

O que são drones

Drones são veículos aéreos não tripulados (VANTS) que foram originalmente usados ​​para fins militares, mas que agora são utilizados ​​para uma variedade de propósitos. Por exemplo, captação de imagens para eventos, transmissão de vídeos para imprensa, entrega de mercadorias, entretenimento, melhoria de processos industriais, entre outros.

Atualmente, o Brasil possui mais de 73 mil drones registrados na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão que regulamenta o uso desses equipamentos, indicando que sua utilização é uma tendência.

Como funciona o uso de drones na indústria 4.0

No contexto da indústria 4.0, os drones funcionam otimizando processos nas fábricas, por exemplo. Nesse sentido, cabe ressaltar que a indústria 4.0 é orientada por dados. Eles alimentam tecnologias como Internet das Coisas e aprendizado de máquina com informações que possibilitam alinhar e otimizar operações dentro das indústrias.

No entanto, a coleta de dados costuma ser um desafio para muitas empresas. Por exemplo, como fazer uma medição elétrica no topo de uma torre ou verificar a temperatura no fundo de uma chaminé industrial? Os drones podem alcançar rapidamente locais de difícil acesso, mapear situações e transmitir dados/imagens em tempo real para que os líderes industriais possam analisar o caso e tomar as melhores decisões.

Aplicações dos drones nas fábricas

É possível destacar várias aplicações dos drones nas fábricas. Veja as principais:

Inspeção

A gestão de inspeção industrial se beneficia muito com o uso de drones. Eles podem monitorar todas as etapas da produção da fábrica, incluindo a separação de insumos e a montagem do produto. Isso permite que os gestores acompanhem de perto a cadeia produtiva da empresa e garantam que tudo esteja funcionando conforme o esperado.

Fiscalização

Os drones podem monitorar espaços abertos, bem como plantas e instalações industriais. Além disso, áreas podem ser mapeadas, o que ajuda as equipes de trabalho de sua empresa a focar em atividades essenciais para o crescimento do negócio.

Monitoramento

Seja uma planta industrial ou qualquer outro tipo de infraestrutura, ou empreendimento, os drones podem realizar monitoramento em tempo real, mesmo em locais de difícil acesso. Além disso, podem identificar problemas que requerem suporte externo, como falha de equipamento ou parada da produção.

Setores da indústria que podem se beneficiar do uso de drones

Os drones se tornaram ferramentas valiosas em muitos setores, como agricultura e construção. Isso porque a tecnologia pode ser usada em diversas aplicações, desde a coleta de dados até a inspeção de áreas. Observe:

Agronegócio

Podem ser usados para melhorar a gestão de culturas e aumentar a produtividade. Equipados com câmera de alta resolução, eles são capazes de registrar imagens em detalhes das culturas e ajudar os agricultores a identificar áreas que necessitam de atenção.

Construção

São úteis para inspecionar grandes estruturas, como pontes, edifícios e parques. Fornecem uma visão geral da obra e ajudam os gerentes de projeto a identificar problemas críticos e resolvê-los rapidamente. Na prática, isso evita perdas financeiras.

Mineração

Os drones permitem que os locais de mineração sejam inspecionados com mais segurança. São soluções que podem ser equipadas com câmeras termográficas para detectar áreas de calor ou fumaça que possam representar um risco à segurança dos trabalhadores.

Petróleo e gás

Nesse setor, podem ser usados para inspecionar plataformas de petróleo com mais segurança. Desde que equipados com câmeras e sensores inteligentes, os drones podem fornecer informações sobre o estado das estruturas. Isso ajuda os profissionais a detectar problemas antes que se tornem críticos.

Varejo

No varejo, os drones já estão sendo utilizados para transportar produtos até os clientes. Um exemplo é a Amazon, que desde 2021 já entrega seus produtos por meio dessa tecnologia e robôs, conforme a Forbes.

Benefícios do uso de drones

A geração e transmissão de dados é apenas um dos benefícios que os drones trazem para a indústria. Além desse, outros podem ser destacados:

  • Redução de custos: podem substituir algumas tarefas realizadas por humanos, como monitorar uma área, o que ajuda a economizar.
  • Simplificação de processos: mapear uma área leva tempo e exige recursos. No entanto, essas e outras tarefas podem ser simplificadas com o uso de drones.
  • Cultura da inovação: a empresa não só mantém uma cultura interna de inovação, como também é vista como referência por outras organizações e seus clientes.
  • Satisfação dos colaboradores: o uso de drones nas empresas não apenas aumenta a eficiência e a produtividade, mas também a satisfação dos funcionários. Isso porque a segurança deles é colocada em primeiro lugar, além de evitar o excesso de trabalho.

Como vimos, o uso de drones na indústria 4.0 oferece diversas vantagens para as empresas. Porém, a qualificação da equipe de trabalho é fundamental para o uso correto dessa tecnologia dentro da organização. Só assim ela pode ser utilizada de forma otimizada e o negócio alcançar os resultados desejados.

Quer receber mais informações sobre as tecnologias da indústria 4.0 e melhorar a gestão do seu negócio? É só acompanhar as publicações no nosso blog!

Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Coordena um ecossistema com provedores, usuários e especialistas em tecnologia e instituições de ensino. Num ambiente colaborativo reúne empresas protagonistas do mercado e é referência no movimento de transformação digital. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios.

Compartilhe: