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Inteligência artificial: o que é e como contribui na tomada de decisão dos negócios

Tempo de Leitura: 5 minutos

Compreender o que é inteligência artificial é primordial para as organizações que querem se diferenciar no mercado. É a capacidade da máquina de executar tarefas repetitivas e complexas realizadas no dia a dia corporativo, como o atendimento ao cliente.

Soluções como o ChatGPT, por exemplo, mostram aos gestores de negócios que a IA não se limita a atividades repetitivas, mas também pode ser aplicada em operações que exigem análise e tomada de decisão.

Vale ressaltar que essa é uma das áreas mais promissoras devido ao seu potencial de contribuir para o funcionamento de organizações e da sociedade. Este artigo contará tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue lendo!

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial é um campo que visa pesquisar, desenvolver e usar máquinas para realizar atividades humanas de forma autônoma.

Isso não é tudo. Podemos entendê-la ainda como um conjunto de tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado, que simulam habilidades humanas relacionadas ao aprendizado, resolução de problemas, compreensão da linguagem e tomada de decisões.

Tipos de IA

Existem diferentes tipos de inteligência artificial, cada um com suas próprias características. As principais podem ser classificadas como:

  • Inteligência coletiva: trata-se de uma rede complexa capaz de tomar decisões coletivas. Essas redes consistem em várias tecnologias interconectadas que trabalham juntas para resolver problemas de difícil resolução.
  • Inteligência de máquina: concentra-se no desenvolvimento de máquinas que podem executar tarefas específicas. Exemplos disso incluem reconhecimento de padrões, tomada de decisão e aprendizado com a experiência. Seu principal objetivo é automatizar processos e agilizar sua execução.
  • Inteligência humanoide: seu objetivo é criar máquinas que imitam aspectos do comportamento humano. Essas máquinas executam tarefas como falar, expressar emoções e reconhecer rostos para melhorar a experiência do usuário.

Como a IA está inserida no dia a dia

O mundo da inteligência artificial é vasto e complexo. E é isso que permite que ela exista em nossa vida diária, em uma variedade de campos e atividades às vezes inimagináveis. Confira, abaixo, alguns exemplos de aplicações de IA em nosso dia a dia:

Assistente virtual: tecnologias como Siri, Cortana e Alexa são exemplos. Com elas, é possível fazer várias coisas, como compras por voz, pesquisas, escutar músicas e muito mais.

Atendimento ao cliente: o chatbot é um bom exemplo de IA nesse sentido. É uma tecnologia que simula o comportamento humano, resolvendo dúvidas e dando orientações aos clientes, como, por exemplo, informações sobre as formas de pagamento de compras.

Redes sociais: as plataformas de interação social usam IA para compreender as preferências dos seus usuários a partir de suas postagens e interações. Com base nisso, elas recomendam conteúdos assertivos a eles, melhorando seus resultados.

Comércio eletrônico: o mercado digital utiliza sistemas de recomendação de produtos baseados em inteligência artificial, a qual monitora a navegação do usuário e, com base nisso, mostra itens relevantes e personalizados de acordo com seu perfil.

Segurança digital: esse é outro exemplo de como a IA está inserida no nosso dia a dia. Hoje, essa solução é utilizada em sistemas digitais com o objetivo de identificar e impedir ações de hackers, como violação de dados e fraudes financeiras.

Recursos humanos: nesse caso, a IA coleta dados para ajudar a identificar perfis associados a um determinado anúncio de vaga de emprego. Também é útil para gerenciar horas de trabalho (jornada laborativa) com reconhecimento facial.

Operação/produção: na indústria, a IA auxilia no bom andamento da produção. Isso porque ela pode monitorar robôs, planejar a manutenção e promover melhorias.

Agronegócio: também é usada no agronegócio para identificar plantas doentes. As informações coletadas podem ser usadas para acelerar a tomada de decisão, reduzir perdas e racionalizar o uso de recursos naturais.

Como a IA ajuda na tomada de decisões de negócios

A IA pode ajudar a simplificar o processo de análise de grandes quantidades de dados, especialmente aqueles associados a ferramentas como big data. Ela organiza e esclarece informações confusas, tornando as decisões de negócios mais eficientes.

Vale ressaltar que os sistemas de inteligência artificial podem desenvolver processos envolvendo correlação, regressão, análise estruturada e outras dos dados gerados. E com base nisso, a solução permite que os líderes de negócios tomem decisões operacionais seguras e ágeis.

Inclusive, de acordo com uma pesquisa global da IBM, pouco mais da metade (51%) dos Chief Data Officers (CDOs) do Brasil estão tomando decisões melhores e mais rápidas por meio do uso de inteligência artificial (IA) e dados, o que revela que o uso dessa tecnologia para atingir essa finalidade é uma tendência.

Limitações, desafios e controvérsias da inteligência artificial

Embora os benefícios da IA ​​nos negócios sejam inegáveis, é importante reconhecer suas limitações, desafios e controvérsias. Entender essas preocupações pode ajudar as organizações a otimizar o uso dessa solução e garantir uma integração bem-sucedida. Veja os principais:

Capital intelectual

A IA tem um papel específico a desempenhar dentro de uma organização, portanto, a qualificação do capital humano precisa ser cuidadosamente planejada. Oferecer aos funcionários treinamento e oportunidades para desenvolver novas habilidades ajuda a atingir esse objetivo, assim como reter talentos valiosos.

Custos elevados de implementação

A implantação da IA ​​pode ser cara e demorada, desde o desenvolvimento de modelos inteligentes até a integração efetiva em seus negócios e a qualificação de sua equipe. No entanto, desenvolvedores e organizações já estão trabalhando para criar sistemas mais acessíveis, sendo o ChatGPT um excelente exemplo.

Adaptação da estrutura de negócio

Para que os sistemas de IA funcionem adequadamente, as estruturas corporativas devem se adaptar a essa realidade. Por exemplo, treinar e refinar seus algoritmos, melhorar o processo de mineração de dados, aumentar o potencial dos hardwares para lidar com as altas demandas de processamento, desenvolver interfaces intuitivas e fáceis de usar para evitar falhas de execução, entre outros.

Um bom entendimento do que é inteligência artificial e como ela funciona é fundamental para ajudar sua equipe a não “se perder” e acompanhar melhor a implementação e funcionamento dessa tecnologia dentro da sua empresa.

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Sobre a ABII

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