logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

Inteligência Artificial: tecnologia ativa em 41% das empresas no Brasil

Tempo de Leitura: 4 minutos

As empresas estão cada vez mais adeptas à Inteligência Artificial (IA). É o que demonstra a Global AI Adoption Index 2022, estudo realizado pela Morning Consult para a gigante mundial IBM. No Brasil, 41% das empresas implementaram ativamente a tecnologia em operações comerciais. Já em escala mundial, 35% dos entrevistados informaram incorporá-la nos negócios, enquanto 42% passaram a explorar a IA. É um acréscimo de quatro pontos em comparação com a pesquisa de 2021.

A perspectiva de amadurecimento com o crescimento do uso dessa tecnologia é um bom sinal, pois facilita a difusão e implementação em mais locais e áreas das empresas. A pandemia de Covid-19 foi um dos catalisadores dessa mudança. Isso porque, trouxe grande desafio ao mercado de trabalho e acelerou muitos processos de transformação digital, em um cenário que engatinha na formação de talentos e habilidades.

Nesse sentido, a adesão à IA no Brasil, que está entre as principais tendências tecnológicas para 2023, foi impulsionada por avanços de acessibilidade às empresas (56%), sua crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão (48%) e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%). Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

Fatores que impulsionam a adoção de Inteligência Artificial

De acordo com dados do Global AI Adoption Index 2022:

  • 43% avançam em IA para torná-la mais acessível;
  • 42% precisam reduzir custos e automatizar processos-chave;
  • 37% quantidade crescente de IA em negócios já existentes no mercado;
  • 31% pressão competitiva;
  • 31% demandas originadas pela pandemia da Covid-19;
  • 25% pressão dos consumidores;
  • 23% diretrizes de líderes ou diretoria;
  • 22% cultura da empresa;
  • 22% escassez de mão de obra e habilidades;
  • 20% pressões ambientais.

Ferramentas de automação

A automação ajuda a resolver lacunas de habilidades e a consequente escassez de mão de obra. Entre os principais problemas que a América Latina enfrenta para a plena adoção de IA, estão: alto custo (29%), falta de ferramentas (20%), complexidade de projetos ou dados (17%), habilidades limitadas, experiência ou conhecimento (17%).

Além disso, 41% dos profissionais de TI no Brasil indicam que suas organizações estão treinando e retreinando seus funcionários para trabalhar em conjunto com novas ferramentas/softwares de automação e Inteligência Artificial.

Ainda, 40% dizem que os funcionários estão felizes desse modo e 26% mencionam que os funcionários já estão economizando tempo. Por fim, quase uma em cada quatro empresas vê melhorias na redução da falta de mão de obra e qualificação nos departamentos de TI.

Com isso, a automatização (processo que necessita de monitoramento constante) de tarefas para trabalhadores qualificados também ganha espaço. Assim, os profissionais se tornam mais produtivos ou passam a incrementar o aprendizado assistido por essa tecnologia.

Estratégias e desafios

O estudo ainda mostra que 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e a incorporação dessa tecnologia nos últimos dois anos.

Uma explicação importante para a adoção gradual da IA ​​é a necessidade de traçar estratégias de gerenciamento de dados bem-sucedidas. Isso torna essencial que os gestores definam dados claros para uma implementação horizontal.

Segundo o levantamento, a América Latina considera que garantir a segurança da informação é a parte mais difícil da estratégia de gestão de dados de uma organização, independentemente do seu porte.

Os profissionais de TI latino-americanos que atualmente exploram a IA são mais propensos a identificar desafios de gerenciamento de dados para sua empresa, como observado a seguir:

  • 51% dos profissionais de TI da região dizem que é difícil garantir a segurança dos dados;
  • 50% dos profissionais de TI temem pela governança, conformidade e privacidade;
  • 43% das empresas no Brasil já atuam ou exploram uma estratégia holística;
  • 10% têm planos focados em casos de uso limitados ou específicos.

Sustentabilidade

A proximidade com IA também é positiva para adoção de estratégias de ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança. O relatório mostra que 66% dos profissionais de TI brasileiros têm planos ou estão implementando a tecnologia em práticas sustentáveis.

Fato é que a Inteligência Artificial está pronta para desempenhar um papel cada vez maior em iniciativas de sustentabilidade das organizações em todo o mundo, com mais de dois terços das empresas usando ou planejando usá-la.

Nesse sentido, os profissionais de TI no Brasil acreditam que auxilia no fornecimento de informações mais precisas e verificáveis ​​sobre fatores de desempenho ambiental para relatórios (43%). Além disso, possibilita conduzir processos de negócios e operações diárias mais eficientes, como a melhoria na cadeia de suprimentos, operações e manufatura (37%).

Usos populares

Na América Latina, as organizações estão aplicando a IA em uma ampla variedade de casos de uso, com a adoção mais avançada em áreas como operações de TI, segurança cibernética e automação de processos de negócios:

  • Na região, os profissionais de TI de empresas que implantam IA relatam que ela é usada para detecção de segurança/ameaças (44%) e IA de conversação (44%), enquanto aqueles que exploram apenas IA, geralmente, relatam que ela está sendo usada para marketing e vendas (30%);
  • 30% das empresas estão empregando IA para operações de TI (AIOps) para automatizar os principais processos para manter o desempenho dos aplicativos e, ao mesmo tempo, tornar a alocação de recursos mais eficiente.

Detalhes do estudo

A pesquisa foi realizada em 2022 e contou com amostra de 7.502 tomadores de decisão de negócios sênior com algum conhecimento/influência sobre as decisões de tecnologia de sua empresa.

Foram 500 entrevistados em países como: EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Itália, China, Índia, Cingapura, Austrália, Canadá, Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul. Além disso, registrou-se 1.000 respondentes em toda a região da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru).

As entrevistas foram realizadas online e a margem de erro para a amostra completa em cada país é de, mais ou menos, 4 pontos percentuais. Já a margem de erro para a região da América Latina é de, mais ou menos, 3 pontos percentuais com um nível de confiança de 95%.

Quer saber mais sobre tecnologia? Então, fique ligado no nosso blog! Estamos sempre publicando posts que podem ajudar você a aprimorar os negócios e manter-se atualizado no mercado de trabalho.

Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Coordena um ecossistema com provedores, usuários e especialistas em tecnologia e instituições de ensino. Num ambiente colaborativo reúne empresas protagonistas do mercado e é referência no movimento de transformação digital. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios.

Compartilhe: