Termica Solutions, Accenture Brasil, Latos, Macnica DHW, SMC e Erzinger são empresas com cases selecionados na segunda etapa do Prêmio ABII 2021. O prêmio, reconhecido nacionalmente por destacar projetos que desenvolvem ou utilizam as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, é realizado pela ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial. A ação está alinhada a missão da associação, que é de acelerar a indústria 4.0 e a internet industrial das coisas no Brasil.
“A proposta do Prêmio ABII supera a competição. É uma grande oportunidade de conectar protagonistas da transformação digital da indústria no Brasil, mostrar a força que a indústria 4.0 vem ganhando, conhecer e apresentar cases inspiradores. Os seis participantes desta segunda rodada concorrem com excelentes soluções e ganhos, o que aumenta ainda mais nosso entusiasmo e confiança na indústria 4.0 no Brasil”, destaca Evandro Eckile Rodrigues, líder do GT Negócios da ABII, que atua na organização do Prêmio em 2021.
✅ Conheça a história do prêmio ABII
Evandro irá conduzir as apresentações dos seis cases selecionados na segunda rodada, em live no dia 29 de setembro, às 17 horas, com transmissão nos canais do YouTube e LinkedIn da ABII, participação aberta ao público e gratuita para quem tiver interesse. Neste dia, o júri irá definir três cases para a grande final do prêmio no dia no dia 27 de outubro. Três empresas já tiveram seus cases classificados para a final na primeira rodada: Hedro, I3C Soluções e Erzinger. Todas as etapas do Prêmio ABII 2021 estão sendo realizadas de forma online.
✅ Conheça os três cases que já garantiram vaga na final
Em sua 4ª edição, o prêmio funciona como um palco para as empresas mostrarem seus projetos ao mercado e também ajuda a inspirar novas possibilidades, mostrando na prática como as empresas estão aplicando as tecnologias. Neste ano, a grande novidade é que o prêmio foi aberto para qualquer empresa que fornece soluções ou está sendo transformada pela indústria 4.0 e não apenas para as empresas associadas da ABII. Na grande final um time de jurados externos fará a avaliação dos projetos.
Abaixo, neste post, confira os resumos dos cases selecionados na 2ª rodada; um pouco mais sobre quem são os jurados; além dos critérios de avaliação e sistema de pontuação; o serviço da live de 29 de setembro e as regras na íntegra. Os resumos estão publicados na ordem em que vão ocorrer as apresentações na live. Para isso, foi realizado um sorteio pelo GT Negócios. Confira:
Empresa: Termica SolutionsCase: “Geração de energia 4.0: mais energia e menos emissões usando IA”

Empresa: Accenture do Brasil
Case: “Inspeção automática de sucata”

Empresa: Latos
Case: “Manutenção preditiva em equipamentos de usinagem utilizando sensores de vibração”

Empresa: Macnica DHW
Case: “Conectividade IIoT: comunicação entre equipamento e controlador via fibra ótica em plataformas de petróleo”

Empresa: SMC
Case: “Solução wireless para células de solda”

Empresa: Erzinger
Case: “Solução em linha contínua de lavação de peças integrada ao ERP”

Quem serão os jurados da 2ª rodada do Prêmio ABII
-
Daniel Marques de Moraes, diretor da ABII e gerente de Transformação Digital e Inovação da Tupy
-
Luís Gonzaga Trabasso, vice-presidente da ABII e pesquisador chefe do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser de Joinville e professor da divisão de engenharia mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
-
Marcelo Gramigna, diretor da ABII e Product Manager do segmento manufatura da TOTVS
Critérios de avaliação
-
Facilidade de aplicabilidade no mercado;
-
Se gerou novo negócio para empresa ou mercado;
-
Quantidade tecnologias impulsionadoras para a indústria 4.0 utilizadas;
-
Pilares da IIoT ou indústria 4.0 atendidos;
-
Amplitude de atendimento para empresa ou sociedade;
-
Escalabilidade;
-
Clara definição do problema vigente que precisa ser ou foi resolvido;
-
Indicadores de resultado, como foi validada a solução, quais os resultados mensurados e ganhos competitivos;
-
Case aplicado no Brasil ou desenvolvido por unidade do Brasil;
-
Grau de inovação.
Serviço
O QUÊ: live de apresentação dos cases selecionados na 2ª rodada do Prêmio ABII 2021
QUANDO: 29 de setembro, às 17 horas
COMO: ao vivo e gratuito nos canais do YouTube e LinkedIn da ABII.
Confira todas as regras na íntegra
-
A inscrição ao Prêmio ABII 2021 será aberta a toda comunidade, não se limitando apenas aos associados ABII. Todas as empresas que fornecem soluções ou estão sendo transformadas pela indústria 4.0, poderão inscrever um ou mais cases.
-
Se o case for inscrito entre 9/6 e 9/7, automaticamente participará da 1ª rodada do Prêmio ABII 2021, conforme cronograma. Se o case for inscrito entre 4/8 e 3/9, automaticamente participará da 2ª rodada do Prêmio ABII 2021, também conforme cronograma.
-
A apresentação dos cases deverá conter informações institucionais da empresa limitadas a 1 slide e o conteúdo no máximo em 9 slides, sendo que o conteúdo total não poderá ultrapassar 10 slides.
-
O case deverá ser enviado diretamente no formulário de inscrição em formato PDF, seguindo o cronograma de cada etapa. É permitida a inclusão de vídeo que ilustre o case, desde que esteja embedado na apresentação ou em link específico na apresentação.
-
Não será permitida qualquer alteração na apresentação do case após o envio da inscrição para 1ª ou 2ª rodada do Prêmio ABII 2021. Apenas os cases selecionados para a grande final poderão fazer ajustes.
-
No dia da apresentação (conforme cronograma), cada empresa terá 7 minutos para apresentar seu case, e mais 3 minutos para responder perguntas da comissão julgadora, se aplicável, totalizando o máximo 10 minutos.
-
Ao fim dos 7 minutos, a apresentação será interrompida pela organização, caso ainda não tenha sido finalizada pela empresa.
-
A ordem de apresentação será sorteada antecipadamente e informada aos participantes.
-
O não comparecimento de nenhum representante da empresa para a apresentação do case no momento da apresentação, o desclassificará automaticamente.
-
A curadoria do conteúdo e avaliação dos cases selecionados para demonstração na 1ª e 2ª rodadas do Prêmio ABII 2021, nos dias 04/08 e 29/09, serão realizadas por diretores da ABII e líderes dos GTs (Negócios, Tecnologia e Pessoas) da ABII e, eventualmente, convidados externos. Os nomes que integram a curadoria serão amplamente divulgados durante cada etapa.
-
O júri interno, que irá escolher os 3 cases finalistas da 1ª rodada do Prêmio ABII 2021 e os 3 cases finalistas da 2ª rodada do Prêmio ABII 2021 será composto por diretores da ABII e líderes dos GTs (Negócios, Tecnologia e Pessoas) da ABII e, eventualmente, convidados externos. Os nomes que integram o júri interno de cada etapa serão amplamente divulgados, antes da realização dos eventos de 04/08 e 29/09.
-
O evento final, com a escolha do grande vencedor do Prêmio ABII 2021, acontecerá no dia 27/10 e contará com a apresentação dos 6 cases finalistas, selecionados nas etapas anteriores (1ª e 2ª rodadas). Ou seja, 3 cases no evento do dia 04/08 e 3 cases no evento do dia 29/09.
-
No evento final haverá uma comissão avaliadora composta somente por jurados externos, não relacionados diretamente à ABII. Os nomes que integram o júri externo serão amplamente divulgados, antes da realização do evento.
-
Os seis cases finalistas poderão revisar o material final da apresentação, que deverá ser enviado até o dia 22/10. Após essa data, não será mais possível ajustar o conteúdo.
Sistema de pontuação
-
De 1 a 5 para cada critério, considerando 1 “pouco aplicado” e 5 “amplamente aplicado”.
-
Desempate: o critério de desempate será a maior média dos jurados para o critério 1. Em caso de novo empate, o critério adotado será o 2, e assim sucessivamente, na ordem dos critérios estabelecidos acima. Permanecendo o empate, será realizado sorteio.
Sobre a ABII
A ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial IoT Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (empresa detentora da marca Embraco) uniram-se para fundar a ABII.
Continue acompanhando os avanços da transformação digital e a indústria 4.0 no Brasil. Siga o blog da ABII e fique por dentro das novidades! Se preferir, associe-se e participe dessa história.