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A transformação do modelo de negócio é o próximo estágio da indústria 4.0

Tempo de Leitura: 4 minutos

A transformação do modelo de negócio tem gerado enormes mudanças no cenário industrial nos últimos anos. Por meio dessa estratégia, as empresas podem modernizar e otimizar suas operações e alcançar resultados cada vez mais ágeis, sendo a redução de custos e o aumento da satisfação dos clientes alguns exemplos.

Nesse sentido, a KPMG destacou em relatório que a transformação do modelo de negócio é a próxima etapa da indústria 4.0. Trata-se de um conceito que integra diferentes tecnologias habilitadoras, como inteligência artificial, internet das coisas, computação em nuvem, robótica com o objetivo de tornar os processos da manufatura mais rápidos, flexíveis e eficientes.

Quer saber mais? Continue a leitura para entender melhor os principais pontos do relatório intitulado “Transformação do modelo de negócio: o próximo estágio da Indústria 4.0”. São informações importantes para a empresa que quer melhorar seus processos e se tornar líder no mercado.

A nova dimensão da transformação do modelo de negócio

De acordo com a KPMG, empresas que incorporam diferentes tecnologias em seu âmbito obtêm grandes melhorias na realização das operações dos seus negócios. Assim, a agência de consultoria defende que é hora de adotar uma abordagem de negócio mais ampla e aplicar uma série de tecnologias para mudar a forma como uma instituição funciona.

“Ao fazer isso, a empresa pode desenvolver uma experiência mais profunda e mais rica no mercado, bem como promover um relacionamento com seus clientes duradouro”, complementa.

Ainda, as indústrias devem ser capazes de envolver seus clientes na inovação e em projetos que levem a melhores produtos e mais satisfação para o usuário final. Conseguir isso, no entanto, é um processo longo e complexo em que todas as partes das operações, desde pesquisa e desenvolvimento para o serviço pós-venda, precisam ser reexaminadas e reunidas em um novo formato de negócio. E este é apenas um exemplo de transformação do modelo de negócios. Existem muitos outros, destaca a KPMG.

O que inclui a transformação de modelo de negócio?

A KPMG mostra em seu relatório que para uma empresa transformar seu modelo de negócio é preciso:

  • Investir em uma nova infraestrutura de dados: tecnologias da indústria 4.0 permitem gerir os dados de forma eficaz, sendo exemplo a computação em nuvem, Big Data e sistema integrado de gestão empresarial. Neste caso, possibilita administrar, reunir e acessar informações em um só lugar.
  • Promover uma mudança radical na abordagem de vendas: priorizar as necessidades do cliente pode contribuir para melhorar a forma como uma empresa desenvolve sua abordagem de vendas.
  • Superar as lacunas na empresa: garantir um bom relacionamento entre os setores da empresa, bem como a coesão entre eles, pode garantir o desenvolvimento ágil da empresa e o alcance rápido dos objetivos estabelecidos.
  • Redefinir processos: mapear e analisar os processos é fundamental para redefini-los, melhorando os que são possíveis de aperfeiçoar e eliminando os que não estão funcionando.
  • Redefinir a gestão de relacionamento com o cliente: pensar e aplicar estratégias para redefinir a forma como uma empresa gerencia seu relacionamento com os clientes é mais um ponto que deve constar na transformação do seu modelo de neǵocio, o que pode agilizar o alcance dos seus indicadores de desempenho.

Tendências da transformação do modelo de negócio

De acordo com o relatório da KPMG, a transformação do modelo de negócios está seguindo, basicamente, duas tendências:

Maturação tecnológica da empresa

Representa o investimento em tecnologia que uma empresa pode fazer para melhorar seus processos, como monitorar e analisar grandes quantidades de dados produzidos em seu dia a dia. A partir disso, ela é capaz de usar esses dados para tomar decisões corretas e elevar sua performance no mercado.

Maturação no relacionamento com o cliente

Ver o cliente apenas como um usuário final do produto ou serviço é, do ponto de vista da KPMG, uma prática do passado. Envolvê-lo na cadeia produtiva da indústria e em outras ações da empresa é fundamental para garantir que seja desenvolvida uma solução realmente capaz de atender suas necessidades.

Desenho do novo modelo de negócio

Implementar um novo modelo de negócio exige, em muitos dos casos, um redesenho completo da estrutura da organização. Dependendo do estágio de desenvolvimento em que a empresa está, a KPMG destaca que talvez seja necessário uma transformação cultural para assegurar que os funcionários entendam que é fundamental mudar a forma como eles realizam suas operações.

O redesenho ajuda também a empresa a saber onde ela está e onde deseja chegar e o que precisa fazer para alcançar os novos objetivos estabelecidos.

Indo mais rápido, a empresa decola na frente

Essa é uma etapa da transformação de negócio que reforça a necessidade de investir em tecnologias para que uma empresa não apenas avance na melhoria dos seus processos, mas também decole no mercado, liderando em seu setor de atuação.

Na visão da KPMG, “precisa ser mais rápido para investir em oportunidades digitais”. Isso para obter vantagem competitiva nos negócios e ter uma transformação do modelo de negócio exitosa.

Superar desafios

As empresas enfrentam várias dificuldades na transformação de seus modelos de negócios. Para ter sucesso nessa tarefa, as organizações devem fazer um bom gerenciamento de mudanças, destaca a KPMG.

Os líderes empresariais devem preparar a organização para a transformação do seu modelo de negócio, por exemplo, envolver os funcionários nessa transformação, conscientizando-os da importância do papel deles para o desenvolvimento eficaz desse processo.

A transformação do modelo de negócio é uma etapa fundamental da indústria 4.0, e a empresa que não estiver atenta a isso pode, sem dúvida, ficar para trás diante da concorrência. Associe-se à ABII para ter acesso a mais conteúdos como este sobre o universo industrial tecnológico.

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