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ABII Challenge: veja como foi o evento, classificação dos times e galeria de fotos

Tempo de Leitura: 4 minutos

Com a vitória na última prova do dia o time Minerva somou os pontos necessários para ficar com o troféu de campeão do primeiro ABII Challenge, evento inédido realizado pela ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial no Ágora Tech Park, em Joinville. O time Minerva é formado por estudantes da USP e pelas empresas Embraer, Dexco, Marelo e Omron.

Em segundo lugar ficou o UTM Team, formado pela UFSC, Macnica DHW, e TERMICA Solutions; em terceiro lugar ficou o Time Donatello, composto pela UniSenai, I3C e Festo; em quarto lugar ficou o Time PUCPR de Robótica Móvel, da PUCPR, Selettra Automação e Robótica e Pepperl+Fuchs; e em quinto lugar o Time Synth, da Udesc, Pollux Part of Accenture, TOTVS e SMC.

Realizado no dia 16 de setembro, durante todo o dia, o ABII Challente teve provas de inteligência artificialrobôs móveis autônomos (ou AMRs) e drones. Os cinco times eram compostos por 13 empresas e 5 universidades dos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Abaixo confira fotos dos líderes de cada time, que tiveram a oportunidade de falar da experiência:

O objetivo, conforme o presidente da ABII, José Rizzo Hahn Filho, foi mostrar que no Brasil há profissionais capazes, empresas de ponta e universidades com pesquisadores, professores e estudantes mobilizados pela tecnologia. “O evento foi um sucesso em termos de público, organização e participação dos times. Escolhemos tecnologias cruciais para o desenvolvimento da indústria do país. Precisamos de pessoas cada vez mais capazes para implementar projetos que envolvam drones, AMRs e inteligência artificial”, ressalta Rizzo.

“Queremos que este evento seja realizado anualmente e mobilize cada vez mais empresas e universidades do Brasil. O ABII Challenge é inovador, divertido e reforça a missão da ABII, de fortalecer e acelerar a indústria 4.0 e a internet industrial das coisas (IIoT) no Brasil. Uma das formas de fazer isso é justamente promovendo e fomentando o trabalho colaborativo de empresas e universidades na solução de desafios tecnológicos”, destaca.

Como foi a prova de drones 

A primeira prova do ABII Challenge foi a de drones. O desafio envolvia programar drones autônomos para cumprirem uma missão de voo. Todos os times tinham o mesmo modelo de drone, que foi comprado pela ABII e doado para as universidades desenvolverem projetos. Foram adquiridos drones pequenos para atender as regras de segurança do espaço, com pessoas próximas assistindo.

Os drones não eram pilotados, mas realizaram a prova de forma autônoma, lendo códigos que davam instruções sobre o que fazer no percurso. Todos os times tiveram pontuação, mas nenhum dos times conseguiu completar o circuito, que incluía aterrissar o drone num robô em movimento no menor tempo. O UTM Team ficou com a vitória e o time Minerva ficou com a segunda melhor pontuação.

Como foi a prova de robôs móveis

A segunda prova foi a de robôs móveis autônomos. O grande desafio dos times foi programar os robôs, que foram emprestados pelas empresas Pollux Part of Accenture, Omron e Selettra Automação e Robótica, e fazer a prova com vários robôs juntos na arena. Os times receberam um mapa antes da prova. Era necessário que os robôs passassem por portais antes de cumprir o trajeto e só no dia as equipes puderam fazer o reconhecimento final do circuito.

O objetivo era completar o percurso no menor tempo possível, somando as cinco baterias. Foi uma das provas que o público mais vibrou. Havia muitas famílias com crianças e estudantes acompanhando a prova. O UTM Team foi o vencedor e o time Minerva novamente ficou com a segunda melhor pontuação.

Como foi a prova de inteligência artificial

A última e decisiva prova do dia foi a de inteligência artificial. O desafio era criar uma inteligência para jogar o jogo de War, um tradicional jogo de tabuleiro criado em 1972, que envolve muita estratégia. As decisões eram tomadas pela inteligência artificial. Cada time sabia o seu objetivo, mas não sabia os objetivos dos concorrentes. Apenas o público teve acesso a todos os objetivos para conseguir acompanhar o que estava acontecendo.

O jogo foi exibido num telão e foram duas horas emocionantes de partida. O jogo foi encerrado por tempo, após estas duas horas, e venceu o time com o maior número de territórios. Com a melhor pontuação na prova de IA, o time Minerva garantiu os pontos que precisava para a vitória do geral do primeiro ABII Challenge.

Nesta primeira edição do ABII Challenge os times foram compostos por profissionais das empresas associadas da ABII e universidades convidadas (sendo que duas delas fazem parte do ecossistema ABII). Os times foram montados em meados de maio para que tivessem tempo de mobilizar as pessoas e se prepararem para cumprir as provas do desafio.

Classificação geral dos times no ABII Challenge

  • 1º – Time Minerva (fotos, abaixo)
    (USP, Embraer, Dexco, Marelo e Omron)
  • 2º – UTM Team
    (UFSC, Macnica DHW, e TERMICA Solutions)
  • 3º – Time Donatello
    (UniSenai, I3C e Festo)
  • 4º – Time PUCPR de Robótica Móvel
    (PUCPR, Selettra Automação e Robótica e Pepperl+Fuchs)
  • 5º – Time Synth
    (Udesc, Pollux Part of Accenture, TOTVS e SMC)

Parceiros do primeiro ABII Challenge

Além da parceria firmada com o Ágora Tech Park, que cedeu o espaço para a realização do evento, o ABII Challenge contou com o patrocínio da Accenture – que deu nome para a arena das provas de drones e AMRs – e do JoinValle.

Entre os apoiadores, destaque para as empresas associadas: Exit, que desenvolveu toda a identidade visual do ABII Challenge; e a Ocotea Filmes, que fez a transmissão ao vivo do evento no canal do YouTube da ABII. O evento também contou com o apoio do Sebrae e Prefeitura de Joinville.

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Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Coordena um ecossistema com provedores, usuários e especialistas em tecnologia e instituições de ensino. Num ambiente colaborativo reúne empresas protagonistas do mercado e é referência no movimento de transformação digital. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios.

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