logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

Os impactos do Metaverso na indústria 

Tempo de Leitura: 4 minutos

Muitos gestores de indústrias passaram a querer saber mais sobre o metaverso desde que o Facebook mudou seu nome para “Meta” em 2021. Há boas razões para isso. Só para dar uma ideia, segundo a Forbes, esse mercado deve movimentar R$ 4 trilhões até 2024. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, por exemplo, investiu R$ 770 milhões e contratou mais de 10 mil profissionais para a criação do seu ambiente virtual.

Mas quais serão os impactos do metaverso na indústria? Esse é um questionamento superimportante, principalmente para os gestores industriais que desejam implementar essa solução em seu negócio. Tendo ciência de que essa é uma área relativamente nova, preparamos este post para mostrar alguns tópicos iniciais sobre o tema. Confira!

O que é Metaverso?

O termo “metaverso” não é recente. Surgiu na década de 1980, mas só em 2021 que se popularizou em razão da mudança de nome do Facebook (Meta), segundo a Tecnoblog. Metaverso é uma espécie de camada da realidade que integra o mundo real e virtual, de maneira a criar um ambiente imersivo capaz de oferecer uma experiência fora do comum às pessoas e empresas.

Na prática, esse ambiente será constituído por meio do uso de diversas tecnologias da Indústria 4.0, como gêmeo digital, NFTs (token não fungível), realidade aumentada, realidade virtual, hologramas, 5G, robôs autônomos, entre outros. O conceito de metaverso ainda está confuso em sua mente? Uma dica é recorrer a filmes que utilizam essa tecnologia como pano de fundo. Por exemplo:

  • Kiss me First: a obra apresenta uma adolescente em luto pela mãe que encontra conforto no jogo de realidade virtual Azana, o qual passa a impactar significativamente em sua vida real.
  • Black Mirror: traz uma série de episódios que mostram as mais diferentes tecnologias de realidade virtual e aumentada impactando a vida dos usuários.
  • Westworld: a produção se passa em um parque temático que é habitado por andróides, os quais, devido a uma falha no sistema, adquirem consciência de sua realidade e agem como seres humanos.

Como funciona?

Uma forma de entender o funcionamento do metaverso é diferenciar como ele é hoje e como pode vir a funcionar. Segundo o Olhar Digital, hoje, chamam de metaverso determinados jogos digitais, como Fortnite. Nesse game, é possível ter um avatar, dialogar com outros jogadores e comprar e vender skins, mas tudo dentro de um só um sistema.

A outra visão que se tem sobre o metaverso — e é nessa que o mercado tem apostado suas fichas — é poder ligar os óculos de realidade virtual e seu avatar aparecer em uma cidade virtual com diversos recursos integrados que podem ser explorados, como serviços totalmente digitais.

É poder, por exemplo, ser submetido a uma cirurgia realizada por um especialista do outro lado do mundo utilizando tecnologias da Indústria 4.0, como robótica, 5G e inteligência artificial. A promessa é a possibilidade de profissionais de diferentes áreas e especialidades trabalharem remotamente em um mesmo ambiente virtual.

Com o Metaverso, a colaboração virtual seria levada a uma outra dimensão, permitindo realizar simulações de equipamentos e linhas inteiras, ainda em tempo de projeto.

Como o gêmeo digital vai ser usado no metaverso?

O gêmeo digital é uma tecnologia que começou a ser utilizada pela indústria há pouco tempo. Gêmeos Digitais são representações virtuais em tempo real de objetos, processos e sistemas. Embora possam representar coisas puramente digitais, eles frequentemente servem como uma ponte entre os domínios físico e digital. Por exemplo, um gêmeo digital pode fornecer uma visão digital das operações de uma fábrica, rede de comunicações ou o fluxo de pacotes por meio de um sistema de logística

É considerada uma tecnologia-chave do metaverso. A partir de um gêmeo digital, é possível desenvolver uma cópia exata do funcionamento de processos industriais e de equipamentos e máquinas, até mesmo de seres humanos e cidades inteiras, é o que acredita o analista de tecnologia americano Rob Enderle. Segundo o profissional, antes do final da década teremos as primeiras versões de gêmeos digitais humanos pensantes e de cidades inteligentes.

Possíveis benefícios do Metaverso na indústria

1. Melhor interação com o gêmeo digital

É possível garantir uma melhor interação com o gêmeo digital. Com isso, será capaz de assegurar o funcionamento adequado dos processos industriais e melhorar o aproveitamento dos ativos. As organizações podem usar gêmeos digitais para monitorar equipamentos e sistemas de forma proativa para programar a manutenção antes que eles quebrem, melhorando a eficiência da produção, por exemplo.

2. Redução de risco de trabalhos

Segundo o Radar SIT, plataforma do Ministério do Trabalho e Previdência, o Brasil registrou mais de 1.100 acidentes de trabalho por dia em 2021. Muitos deles ocorreram em indústrias.

De acordo com o portal Indústria 4.0, é possível reduzir o número de acidentes na indústria ao unir metaverso e gêmeo digital. Ao conhecer melhor os processos do chão de fábrica, é possível implementar ações visando alcançar esse objetivo.

3. Melhor funcionamento das máquinas

Será possível também explorar detalhadamente os equipamentos, por meio de tecnologias como realidade virtual ou aumentada. Como resultado, as máquinas poderão funcionar de forma adequada e com sua potência máxima, elevando a produtividade industrial.

5G e Metaverso: qual é a relação entre eles?

A tecnologia 5G já é uma realidade mundial. Mais de 60 países já utilizam essa solução. Existe um bom motivo para isso: ela aumenta em até 20 vezes a velocidade de conexão, reduz a latência e potencializa as aplicações digitais nos mais diversos setores da economia, como indústria, serviços e agricultura.

É provável que esteja se perguntando o que o 5G tem a ver com o metaverso. De acordo com especialistas, a adoção do metaverso também vai se beneficiar desse imenso salto tecnológico. Com a entrada do 5G, esse projeto deve ser acelerado, trazendo novas e interessantes possibilidades para o futuro de pessoas e negócios globalmente.

O metaverso é uma tecnologia capaz de otimizar a realização dos processos de uma indústria, assegurando que alcance seus objetivos com rapidez. Melhora do desempenho do chão de fábrica, redução de acidentes de trabalho e elevação da eficiência das máquinas industriais são alguns deles.

Quer ler mais conteúdos como este? Então não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Estamos sempre compartilhando posts que podem enriquecer seus conhecimentos. Aproveite!

Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Coordena um ecossistema com provedores, usuários e especialistas em tecnologia e instituições de ensino. Num ambiente voluntário reúne empresas protagonistas do mercado e é referência no movimento de transformação digital. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios.

Compartilhe: