logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

Segunda edição do ABII Hour terá desafio proposto pela Embraer

Tempo de Leitura: 6 minutos

Com o sucesso da primeira edição do ABII Hour, que teve um desafio de transformação digital proposto pela Tupy, o projeto da ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial ganha uma segunda edição a partir do dia 3 de agosto. Desta vez, a Embraer apresenta como tema para o desafio “Estratégia de ganhos para projetos estruturantes na Indústria 4.0”.

O projeto é desenvolvido ao longo de dez encontros pelos Grupos de Trabalho (GTs) da ABII, que analisam um problema real com base em três pilares: Tecnologia, Negócios e Pessoas. Ao final da jornada a empresa recebe um documento onde estarão registrados todos os apontamentos das discussões (insights, orientações, comentários, sugestões, exemplos e soluções), uma espécie de relatório que vai sendo alimentado em tempo real pelos participantes.

Conforme o executivo de inovação e head de indústria 4.0 da Embraer, Gléverson Lemos, a empresa sente-se prestigiada por ter sido escolhida para propor um desafio nesta segunda edição do ABII Hour, especialmente por ser um questionamento latente nas discussões estratégicas: ganho versus investimento. Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela empresa decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

“Os investimentos em projetos relacionados à indústria 4.0 concorrem com recursos operacionais da indústria para os quais a análise financeira é tátil, e a comprovação do retorno se mostra crucial para a indústria aeroespacial que opera com margens curtas de faturamento. Esperamos que os grupos de trabalho possam trazer reflexões e debates sobre estruturas de recursos, sistemas de informação, estrutura organizacional e cultura que possam futuramente ser incorporadas nas nossas decisões estratégicas da Embraer”, destaca Gléverson.

Avaliação de quem teve o desafio resolvido pelo ABII Hour

A Tupy, multinacional brasileira do setor de metalurgia, que participou da primeira edição do ABII Hour, tem uma avaliação positiva do projeto. “O ABII Hour trouxe uma importante contribuição para a nossa jornada de transformação digital. Encontramos um ambiente de segurança e com muito conhecimento para discutirmos de forma aberta nossas dúvidas e desafios. Ao longo dessa experiência, vários times da Tupy foram envolvidos, como nossa TI Industrial, Transformação Digital e RH. E foi gratificante perceber a energia dos profissionais após as interações”, destaca Daniel Moraes, Gerente de Inovação e Transformação Digital da Tupy.

Os resultados do desafio foram apresentados pelos GTs Negócios, Tecnologia e Pessoas durante o 13º Encontro Nacional ABII, em Curitiba, no mês de maio.

A visão da ABII sobre a relevância do projeto

Os profissionais que participaram dos encontros durante o primeiro desafio destacam a oportunidade de troca de conhecimentos e aprendizados que o ABII Hour promove (abaixo você confere mais depoimentos). “Participar do ABII Hour é a oportunidade de trocar conhecimento: aprender e ensinar, tendo em vista restrições do mundo real. Além disso, estreita a relação com outros associados o que melhora a rede de contatos. É como um MBA, só que de graça”, acredita Claudio Goldbach, conselheiro da ABII, CEO da Termica Solutions.

A diretora da ABII Jordana Arruda, da Pollux Part of Accenture, acredita que participar do projeto foi uma oportunidade de entender, de forma prática e sistemática, os desafios da jornada 4.0. “Meu aprendizado técnico foi maior exatamente por não focarmos só na aplicabilidade e maturidade tecnológica, mas no contexto dos negócios e das pessoas. O ABII Hour é sem dúvidas uma grande oportunidade de desenvolvimento individual e uma oportunidade imperdível para empresas consumidoras receberem por meio de um ambiente colaborativo e sem conflitos de interesse, suporte na sua jornada de transformação digital.”

Já o diretor Evandro Eckile Rodrigues, também CEO da i3C, destaca que o ABII Hour cria o ambiente perfeito para que o ecossistema da ABII consiga contribuir de fato com um desafio enfrentado por um associado. “Como líder de uma empresa vejo que o ABII Hour promove uma ponte entre a pequena empresa prestadora de serviço e a grande empresa que está em busca de soluções. Portanto, gera oportunidades de negócios também. Como profissional, aprendi muito, pois são visões diferentes que são conectadas naquele espaço. É um excelente momento para troca de experiências a partir do trabalho integrado dos GTs.”

Como vai funcionar a segunda edição do ABII Hour

Cada encontro do ABII Hour é conduzido por um líder de GT e o objetivo é que sejam reuniões dinâmicas, que gerem aprendizados de valor para os associados e para a empresa que apresenta o desafio. Os encontros ocorrem entre 18h30 e 20 horas, de forma virtual para possibilitar a participação de profissionais de vários Estados, que integram a associação. O ABII Hour é exclusivo para associados e todos recebem uma agenda dos encontros nos seus e-mails cadastrados, com o link para a reunião.

A abertura, com apresentação geral da Embraer e do desafio, será realizada no dia 3 de agosto, mas a cada início das reuniões seguintes o desafio será relembrado para que todos tenham a oportunidade de acompanhar, caso tenham perdido algum encontro. As agendas ocorrem em 3/8, 10/8, 17/8, 31/8, 14/9, 28/9, 13/10, 26/10, 9/11 e 23/11. A apresentação dos resultados finais será realizada durante o 14º Encontro Nacional ABII ainda no mês de novembro.

Desta vez, haverá uma visita técnica a Embraer para entender melhor o desafio, suas variáveis e parâmetros que terão de ser atendidos. Um grupo formado por representantes dos GTs terá a missão de buscar as informações necessárias para aprofundar as discussões com todo o grupo nas reuniões. O projeto foi construído com base na missão da ABII, que é de promover o crescimento da indústria 4.0 e da IIoT no Brasil, num ambiente voluntário, que reúne provedores e usuários de tecnologia, instituições de ensino e especialistas.

Confira depoimentos de quem participou do ABII Hour

“O ABII Hour foi muito enriquecedor. Foi possível aprender muito e trocar experiências focadas na transformação digital e indústria 4.0. As reuniões eram aulas, usando um ambiente fabril e as oportunidades de aumentar sua eficiência. Com este cenário real, soluções que envolvem tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 foram discutidas de forma abrangente e detalhada. Nos deparamos com dificuldades reais, que são frequentemente encontradas na jornada da transformação digital. Ver quanta gente excelente temos neste ecossistema da ABII, que contribuiu com esta tarefa, foi sensacional! Sejam hard ou soft skills, todo conhecimento foi compartilhado.”
Robson Klug, TOTVS

“Participar do ABII Hour foi uma experiência muito enriquecedora, pois trabalhamos o desenvolvimento de uma jornada completa dentro do contexto da indústria 4.0. Conseguimos abordar, na prática, os pilares tecnologia, negócios e pessoas junto a um desafio fantástico proposto pela Tupy, que mostrou total engajamento com o trabalho. Excelente resultado para a empresa, que interagiu com o grupo e recebeu informações importantes para a trilhar a sua jornada de transformação digital; e excelente experiência e trabalho do time ABII, que mostrou sinergia, relevância de conteúdo e expertise no desenvolvimento do trabalho.”
Fabricio Petrassem Sousa, Macnica DHW

“A ABII tem esta característica de doação de tempo dos seus associados. No ABII Hour nós nos reunimos e juntos, fizemos um trabalho de cocriação de uma solução para uma empresa do Brasil. Ali, é um espaço em que cada um traz seus conhecimento e ao mesmo tempo aprende, ajudando a transformar nosso país, com inovação e tecnologia.”
Sidnei Gularte, Selettra

“Participo de alguns grupos de trabalho em associações brasileiras e no ABII Hour encontrei uma discussão técnica que me impressionou pela profundidade. Vi participantes compartilhando experiências que contribuíram de forma positiva para a construção do projeto proposto, em um ambiente organizado por um moderador cuidadoso. Uma grande oportunidade.”
Sergio de Souza Dias Filho, Kore Wireles

“O ABII Hour tem um valor imensurável para todos os envolvidos. A interação entre os associados, dentro de um ambiente colaborativo e controlado, faz com que possam ser exercitadas ações que em um ambiente do dia a dia talvez não fosse possível. Ainda mais com uma equipe tão diversificada e qualificada com competências que cobrem uma tríade que trabalhamos na associação: tecnologia, negócios e pessoas. Vejo o ABII Hour como um jogo de ‘ganha-ganha-ganha’, onde provedores e usuários de tecnologia e pessoas físicas que representam cada um desses núcleos, tem uma oportunidade ímpar de aprender e potencializar skills. Do meu ponto de vista e da empresa que eu representei, tivemos a oportunidade de mostrar nosso valor como provedor de uma solução que pode até mesmo se transformar em um negócio no futuro. Já a empresa que é a consumidora de tecnologia, ganha a oportunidade de acelerar seu projeto, visto que tem todo o ecossistema de provedores de tecnologia da ABII ao seu dispor.”
Luiz Sima, TERMICA Solutions

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda. É líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre a ABII

A ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Coordena um ecossistema com provedores, usuários e especialistas em tecnologia e instituições de ensino. Num ambiente voluntário reúne empresas protagonistas do mercado e é referência no movimento de transformação digital. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin