logo-abii-site

55 (47) 3305-0732

contato@abii.com.br

Blog da ABii

Lições e ensinamentos do IOT World Congress

Tempo de Leitura: 4 minutos

O IOT Solution World Congress é um dos eventos internacionais mais importantes no âmbito das novas tecnologias IoT (Internet das Coisas), IIoT (Industrial Internet of Things e, em português, Internet Industrial das Coisas) dentre outras tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

Em sua última edição, foi realizado presencialmente entre 10 e 12 de maio de 2022 e organizado pela Fira de Barcelona em parceria com o Industry IoT Consortium (IIC), conforme artigo já publicado em nosso site. No Brasil, o evento tem a ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial como embaixadora.

O conselheiro da ABII Claudio Goldbach conversou com três personalidades para mostrar um pouco do que aconteceu por lá. O material foi apresentando em primeira mão aos associados durante o 13º Encontro Nacional ABII. Neste post, apresentamos lições e ensinamentos trazidos pelo IOT Solution World Congress, os quais podem contribuir para gerar insights incríveis. Confira! 

Retorno aos negócios: uma boa perspectiva para a área tecnológica 

Bill Hoffman, CEO do OMG (Object Management Group), em entrevista concedida a Claudio Goldbach, destacou que o IoT Solution World Congress foi capaz de atender às suas expectativas. Em sua visão, até pouco tempo atrás, não se podia saber o que se esperar do evento, considerando a realidade pela qual o mundo passou, ao enfrentar a pandemia da Covid-19. 

Contudo, ele salientou que todos estão felizes com o evento, uma vez que foi capaz de reunir muitas pessoas. Também disse que isso é bom, pois significa que os empreendedores, de modo geral, têm desejo de retornar ao trabalho e aos negócios, criando, fortalecendo e divulgando tecnologias capazes de mudar a realidade de muitas empresas. 

Além disso, Bill Hoffman mencionou que a ocasião focou não apenas na apresentação de novas tecnologias (Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Cidades Inteligentes, Gêmeos Digitais, IoT, IIoT e outras), com a finalidade de divulgá-las. Possibilitou a muitas pessoas saber como essas soluções funcionam na prática, ou seja, de que maneira podem ser aplicadas e utilizadas estrategicamente no âmbito empresarial. A sua expectativa é de que o evento se fortaleça cada vez mais, considerando o retorno aos negócios. 

As tecnologias convergem para a transformação digital 

Claudio Goldbach também entrevistou Scott MacKenzie, host do The Industrial Talk Podcast. Na oportunidade, MacKenzie ressaltou a importância do evento IoT Solution World Congress e disse que todos foram maravilhosos e colaboraram para tornar a ocasião super produtiva. Destacou que a maioria dos participantes apresentou soluções tecnológicas que convergem para a transformação digital, sendo a IoT um exemplo. 

Para ele, há três anos existia apenas algo conceitual para abordar a transformação digital. Hoje, porém, as pessoas estão partindo para a ação, criando e investindo em soluções tecnológicas capazes de garantir o alcance dessa realidade. O mundo, em sua visão, está cada vez mais conectado e melhor, possibilitando que as pessoas otimizem tarefas simples que realizam em seu dia a dia, como escutar música com apenas um comando de voz ou desligar a iluminação de sua residência da mesma forma. 

Não é apenas, vale destacar, as pessoas que estão tendo sua vida otimizada. As indústrias também. Hoje, existem tecnologias IIoT capazes de racionalizar e agilizar a realização de operações nesse âmbito, sendo um exemplo os gêmeos digitais. É uma solução que representa virtualmente, e em tempo real, processos, sistemas e objetos, podendo conferir a uma indústria uma visão holística e analítica a respeito de suas operações. 

A cibersegurança como tema no IOT Solution World Congress

Carlos Mandolesi, presidente da ISA (International Society of Automation), coordenou a curadoria do Barcelona Cyber Security Congress, evento concomitante ao IoT Solution World Congress, voltado para a cibersegurança na indústria. Em entrevista a Claudio Goldbach, ele teve a oportunidade de falar os motivos pelos quais a ISA decidiu abraçar essa temática. 

Em sua visão, o mundo da automação está cada vez mais conectado à cibersegurança. É um caminho inevitável, destaca. Como exemplo, ele diz que hoje muitos empresários desejam automatizar seu chão de fábrica, viabilizando o envio das informações para a computação em nuvem. 

Esse é um processo que precisa de um bom projeto de cibersegurança para que as informações não cheguem nas mãos das pessoas erradas, o que pode afetar os planos de crescimento de uma organização. “Cibersegurança é um habilitador dessa solução. É uma tecnologia da Indústria 4.0. Então, não adianta investir milhões em softwares e hardwares e não ter a possibilidade de criar essa conexão e viver os benefícios dessa convergência”, conclui.  

Na ocasião, ele ainda disse que a ISA criou o comitê ISA 99, que foi responsável por desenvolver a norma ISA 99, adotada como padrão mundial através da IEC 62443. Esse documento traz regras que devem ser observadas pelos gestores de tecnologia de informação ao administrar projetos de segurança cibernética. Isso em nível mundial, cumpre destacar. 

Atualmente, a norma IEC 62443 serve como base para desenvolver projetos de segurança cibernética e normas gerais relacionadas nos mais diversos setores da economia, como o segmento ferroviário, saúde e educação, por exemplo. 

Na ótica de Carlos Mandolesi, a norma IEC 62443 é uma facilitadora, no sentido de que encurta a distância entre a automação e a cibersegurança, promovendo diálogos produtivos entre si. É somente assim, acredita ele, que as organizações poderão aproveitar os benefícios da Indústria 4.0, como: 

  • Aumento da competitividade no mercado; 
  • Aumento da eficiência e produtividade nas operações de uma indústria, considerando as soluções tecnológicas IIoT que podem ser aplicadas a áreas como energia, manufatura e outras;
  • Promoção da inovação, o que pode fazer com que uma empresa tenha diferenciação competitiva;
  • Melhora na tomada de decisão, tornando-a mais rápida e assertiva;
  • Redução de gastos, a partir de decisões inteligentes;
  • Eliminação de erros e prejuízos financeiros. 

Confira as entrevistas na íntegra:

O IoT Solution World Congress foi um evento importante, considerando seu papel no sentido de apresentar soluções inteligentes capazes de garantir o desenvolvimento de empresas. IoT, IIoT, cibersegurança e outras tecnologias da indústria 4.0 foram não apenas divulgadas, como também ensinadas na prática como utilizá-las. Também contou com a presença de autoridades importantes do mundo da tecnologia, o que agregou mais conhecimento à ocasião. 

No vídeo pós-evento é possível ter uma amostra da grandeza do congresso que, como Claudio Goldbach diz, “tem que mudar seu nome para ‘Emerging Technologies Solutions World Congress’ já que tem sido bem mais que IoT”. Que tal já colocar a próxima edição desse evento na sua agenda? O IoT Solutions World Congress 2023, em Barcelona, será de 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2023. E a ABII será novamente embaixadora do evento no Brasil.

Baixe aqui o relatório pós-evento do IoT Solution World Congress

✅ relatorio-IOTSWC

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado. Saiba que, ao acompanhar as publicações em nosso blog, você poderá ter acesso a outros. Portanto, aproveite!

Sobre a ABII

ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin